Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caixa retomará consignado para beneficiários do Auxílio Brasil 

Presidente do banco disse que o crédito ajuda famílias a pagar dívidas mais caras; para críticos, empréstimo piora endividamento

Economia|

Concessão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil está suspenso na Caixa
Concessão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil está suspenso na Caixa Concessão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil está suspenso na Caixa

A CEF (Caixa Econômica Federal) vai retomar a concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, disse a presidente-executiva do banco, Daniella Marques, nesta quarta-feira (9), durante a teleconferência em que divulgou os resultados do terceiro trimestre.

"Boa parte do crédito tomado por esse público é para pagar dívida de custo mais alto", afirmou a executiva. "Estamos reduzindo as despesas dessas famílias com juros."

Daniella explicou que as concessões dessa linha de crédito estão suspensas momentaneamente, devido ao processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil por parte do Dataprev, mas serão retomadas.

As declarações de Marques vêm após acusações de que o programa tinha caráter eleitoral, uma vez que foi lançado cerca de dois meses antes da corrida presidencial. Na disputa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado na tentativa de reeleição, com a vitória de seu rival, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

O valor do Auxílio Brasil é de R$ 600 por mês. Críticos alegam que, dada a limitada capacidade de pagamento do público-alvo do programa, o empréstimo pode piorar o endividamento das famílias e excluí-las do mercado de crédito.

O Ministério Público chegou a pedir ao TCU (Tribunal de Contas da União) que suspendesse a concessão do consignado na Caixa, mas o órgão arquivou a solicitação na semana passada, após ter recebido as informações que havia pedido ao banco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.