Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Concurso para 1.000 vagas do INSS terá prova objetiva neste domingo

São esperados para o exame 1.023.494 candidatos inscritos; a remuneração bruta inicial de cada vaga é de R$ 5.905,79

Economia|Do R7

A segunda etapa, que é o curso de formação, deve começar no primeiro bimestre de 2023
A segunda etapa, que é o curso de formação, deve começar no primeiro bimestre de 2023 A segunda etapa, que é o curso de formação, deve começar no primeiro bimestre de 2023

O concurso público para 1.000 vagas do cargo de técnico do seguro social do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) terá prova objetiva neste domingo (27). São esperados para o exame 1.023.494 candidatos inscritos. A remuneração bruta inicial de cada vaga é de R$ 5.905,79.

A prova objetiva faz parte da primeira fase do concurso, que é realizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Participantes podem consultar os locais de prova em cebraspe.org.br, entrar na parte de concursos em andamento, clicar no concurso do INSS e informar o CPF no campo “consulta aos locais das provas objetivas”.

A prova terá duração de 3 horas e 30 minutos e, além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, contará com as disciplinas de língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática e raciocínio lógico-matemático.

A segunda etapa, que é o curso de formação, deve começar ainda no primeiro bimestre de 2023. Ao todo serão 1.000 vagas e mais 2.373 para formação de cadastro de reserva. Do total de vagas oferecidas, 5% (90) são destinadas a pessoas com deficiência e 20% (202) a pessoas negras.

Publicidade

O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno. O candidato matriculado receberá auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo.

Puderam se candidatar pessoas com ensino médio completo ou curso técnico equivalente, concluído até a data da posse e com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Publicidade

Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária; e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários. As vagas serão para 97 gerências administrativas do INSS em todas as unidades federativas.

Serviço

Provas objetivas do Concurso de Técnico do Seguro Social para o INSS

Publicidade

Provas objetivas: 27 de novembro

Divulgação dos gabaritos oficiais: 29 de novembro

Resultado das provas objetivas: 22 de dezembro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.