Confiança da construção registra terceira melhora seguida neste ano
Já na comparação com 2012, o resultado é negativo, de acordo com a FGV
Economia|Do R7
O ICST (Índice de Confiança da Construção) registrou queda de -3,7% no trimestre que terminou em novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto esse é o terceiro mês consecutivo de melhora relativa (na mesma base de comparação, as variações haviam sido de -4,3%, em outubro, e -4,6%, em setembro).
Na comparação com 2012, ao contrário, houve uma piora do indicador — a variação ficou em -3,7%, ante -2,9%. Os resultados gerais da pesquisa sinalizam a permanência de um ritmo de atividade econômica moderado para o setor no quarto trimestre de 2013.
No resultado do trimestre, a evolução se deve à melhora da percepção sobre a situação atual do setor: a taxa de variação interanual trimestral do Índice da Situação Atual passou de -6,9%, em outubro, para -5,9%, em novembro.
Materiais e equipamentos dão alívio ao índice da construção civil
O índice de expectativas futuras mostrou uma relativa estabilidade nas comparações trimestrais, com a variação do índice passando de -1,9% para -1,7%, entre outubro e novembro, respectivamente. No âmbito interanual mensal, houve piora, com variações passando de 1,9% para -1,8%, nos mesmos períodos.
Otimismo
Dos 11 segmentos pesquisados, cinco apresentaram melhora no Índice de Confiança, na comparação trimestral interanual. O destaque ficou com obras de montagem, segmento em que a variação passou de -9,5%, em outubro, para -5,3%, em novembro; e preparação do terreno, de -1,7% para 1,3%, nos mesmos períodos. Essa foi a primeira variação positiva deste segmento nesta base de comparação desde julho de 2011.