Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Materiais e equipamentos dão alívio ao índice da construção civil

Indicador recua em novembro ao registrar taxa menor do que em outubro

Economia|Do R7

O índice referente à mão de obra variou 0,25%. No mês anterior não registrou variação
O índice referente à mão de obra variou 0,25%. No mês anterior não registrou variação O índice referente à mão de obra variou 0,25%. No mês anterior não registrou variação

O INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção – M) registrou, em novembro, taxa de variação de 0,27%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,33%.

No ano, o índice acumula variação de 7,82% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada é de 8,12%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,29%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,68%.

Os quatro subgrupos componentes apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,95% para 0,34%. No grupo apenas dos serviços, vale destacar a desaceleração do subgrupo aluguel de máquinas e equipamentos, cuja variação passou de 0,25% para -0,26%.

Crescimento da economia deve chegar a 2,5%, dizem especialistas

Publicidade

O índice referente à mão de obra variou 0,25%. No mês anterior não registrou variação. A aceleração foi consequência do dissídio coletivo ocorrido em Recife. 

Capitais 

Publicidade

Cinco capitais apresentaram desaceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Em contrapartida, Belo Horizonte e Recife registraram aceleração.

O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Leia mais notícias sobre Economia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.