Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança do comércio cai pelo segundo mês consecutivo

Piora do otimismo do segmento foi puxada pela redução das expectativas em relação aos próximos meses, aponta FGV

Economia|Do R7

Confiança do comércio figura aos 85,9 pontos
Confiança do comércio figura aos 85,9 pontos Confiança do comércio figura aos 85,9 pontos

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio) recuou 0,9 ponto em abril, de 86,8 para 85,9 pontos. Trata-se da segunda queda consecutiva do indicador, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Apesar da queda mensal, o índice soma o segundo resultado positivo na comparação trimestral, depois de um intervalo de seis quedas, com variação de 0,3 ponto no período compreendido entre os meses de fevereiro e abril.

Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a piora do otimismo aconteceu com composição muito parecida com a do mês anterior, puxado pela queda das expectativas em relação aos próximos meses.

"Para os próximos meses, o cenário ainda parece incerto, dado que as perspectivas dos empresários sobre vendas, tendência dos negócios e emprego são de queda, o ambiente macroeconômico complicado e a confiança dos consumidores oscilando em patamar baixo", afirma Tobler.

Publicidade

Em abril, houve queda em dois dos seis principais segmentos do setor. O resultado negativo no mês foi influenciado novamente pela piora do IE-COM (Índice de Expectativas), que caiu 6,8 pontos, chegando a 79,6 pontos, menor patamar desde março de 2021 (70,2 pontos). Já o ISA-COM (Índice de Situação Atual) subiu 5,3 pontos, ao passar de 87,6 pontos para 92,9 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (95,3 pontos).

Desde o final de 2021, a piora da confiança do comércio vinha sendo influenciada por quedas consecutivas sobre a situação atual, segundo os dados apresentados mensalmente pela FGV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.