Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confira os casos em que a aposentadoria é isenta do Imposto de Renda

Em geral, o valor do benefício é considerado um rendimento tributável como um salário

Economia|Joyce Carla, do R7

Rendimentos obtidos a título de aposentadoria por invalidez só são isentos se a invalidez se deu por uma doença grave, prevista em lei
Rendimentos obtidos a título de aposentadoria por invalidez só são isentos se a invalidez se deu por uma doença grave, prevista em lei Rendimentos obtidos a título de aposentadoria por invalidez só são isentos se a invalidez se deu por uma doença grave, prevista em lei

A aposentadoria recebida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como um salário, deve ser declarada no IR (Imposto de Renda).

Os contribuintes que tiveram qualquer um desses recebimentos no ano passado terão que declarar caso tenham um dos requisitos para obrigatoriedade na declaração. Confira aqui se você é obrigado a declarar o IR.

Contudo, a Receita Federal estabelece um limite de isenção para as pessoas com mais de 65 anos, que é de R$ 1.787,77 por mês (R$ 23.241,01 por ano) para a declaração deste ano (ano-calendário 2014).

Esse valor deverá ser informado na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, na linha de "Parcela isenta de proventos de aposentadoria para declarante com 65 anos ou mais".

Publicidade

Aposentadoria por invalidez

Os rendimentos obtidos a título de aposentadoria por invalidez só são isentos se a invalidez se deu por uma doença grave, prevista em lei.

Publicidade

Elas são várias, como tuberculose, alienação mental, esclerose múltipla, câncer, cegueira, lepra, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, Aids, doença de Parkinson, entre outras.

Essas pessoas têm a isenção, mas as doenças precisam ser comprovadas por laudo pericial, emitido por um serviço médico oficial. 

Os demais rendimentos, que se tenha além da aposentadoria, e ultrapassem o limite de isenção são tributáveis. Como por exemplo, renda de aluguel e outras aposentadorias que não sejam por moléstias graves.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.