Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Construtoras e imobiliárias investem em imóveis para idosos

Pisos não podem ser escorregadios e interruptores devem estar à altura dos braços

Economia|Do R7

Construtoras apostam na expansão deste conceito, elaborando condomínios para a terceira idade
Construtoras apostam na expansão deste conceito, elaborando condomínios para a terceira idade Construtoras apostam na expansão deste conceito, elaborando condomínios para a terceira idade

O mercado imobiliário é dinâmico e atualizado. Pensando em atender a todos os públicos, e seguir as tendências, agora as construtoras investem em imóveis voltados às necessidades de moradores com maior experiência de vida, os idosos.

Durante anos, no segmento residencial, o grande foco das construtoras e imobiliárias, tem sido o público jovem e principalmente casais, recém-casados ou com filhos. Mas o cenário da sociedade está mudando e surge a necessidade de adaptação. Na terceira idade, também há a preocupação com a qualidade de vida e isso pode ser um motivador para que idosos procurem um imóvel próprio, para conquistar independência e, estes, precisam ser atraentes.

De acordo com o IBGE, até o ano de 2020, o número de idosos deve aumentar em 14%, quando, teremos 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A tendência é que o crescimento do número de idosos supere cada vez mais os números em relação à população jovem.

E segundo a agência UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), ligada à ONU, isso não se aplica apenas ao Brasil, mas a todos os países, de maneira geral. Desta forma, com o aumento no número de idosos e a procura por qualidade de vida, surge a importância em construtoras repaginar.

Publicidade

As principais mudanças nos projetos estão relacionadas à segurança do morador. Com a idade avançada, a visão e a estabilidade nos passos estão comprometidas, portanto, os pisos não podem ser escorregadios ou apresentar elevações.

A iluminação também passa por ajustes, já que excesso de claridade atrapalha a visão e a falta é um risco muito grande para tropeços e quedas. Os esforços também devem ser reduzidos e para tanto, as tomadas e interruptores têm a altura ajustada ao alcance dos braços, sem necessidade de levantar ou abaixar.

Publicidade

Em imóveis projetados para idosos, as portas e passagens são mais largas, para facilitar a locomoção com cadeiras de rodas, se necessário. O cômodo que recebe mais atenção é o banheiro, com acentos sanitários elevados e bacias com caixa acoplada e válvula embutida, que não exigem esforço para serem acionadas.

A instalação de barras de apoio facilita a locomoção e troca das maçanetas para as de forma reta, facilita a abertura de portas.

Publicidade

Veja no R7 Imóveis opções para compra

Em um âmbito maior, além de imóveis com projetos adaptados, as construtoras apostam na expansão deste conceito, elaborando condomínios para a terceira idade, aonde os moradores possam viver cercados de vizinhos da mesma faixa de idade e com áreas de lazer feitas especificamente para atendê-los.

Mas, estas alterações também podem ser feitas em imóveis prontos, com uma simples reforma. Outros detalhes, como retirar tapetes do chão, não deixar objetos espalhados, não deixar o chão molhado e colocar tapetes antiderrapantes no box do banheiro, podem fazer parte na rotina da família, para ajudar o idoso.

Para você que procura um lugar especial para morar, com conforto segurança, vale investir nestes projetos. E para você que mora com um ente querido que requeira cuidados especiais, não se esqueça de mostrar seu afeto fazendo pequenas alterações no imóvel, que resultem no bem-estar deles.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.