Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cresce o número de famílias endividadas e inadimplentes

Parcela de pessoas com dívidas chegou a 64,8% em agosto, contra os 64,1% registrados em julho, e de inadimplentes a 24,3%, alta de 0,4 ponto percentual

Economia|Da Agência Brasil

Consumidor também está otimista com sua capacidade de pagar as contas
Consumidor também está otimista com sua capacidade de pagar as contas Consumidor também está otimista com sua capacidade de pagar as contas

A parcela de famílias com dívidas (não necessariamente em atraso) chegou a 64,8% em agosto, acima dos 64,1% atingidos em julho deste ano e dos 60,7% de agosto do ano passado.

No caso dos inadimplentes%2C o percentual foi de 24%2C3%%2C taxa superior aos 23%2C9% de julho e aos 23%2C8 de agosto de 2018.

Os dados são da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) e foram divulgados nesta sexta-feira (13) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Famílias sem condições de pagar dívida diminuem

O estudo também mostra que o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso diminuiu para 9,5% em agosto. 

Em julho deste ano%2C eram 9%2C6% e%2C em agosto de 2018%2C eram 9%2C8%.

Mesmo com o aumento do endividamento e da inadimplência, as famílias brasileiras se mostraram mais otimistas em relação à sua capacidade de pagamento, segundo José Roberto Tadros, o presidente da CNC.

Publicidade

“A redução do comprometimento de renda na comparação mensal e a perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep ajudam a explicar esse resultado”.

Entre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso diminuiu, nas comparações mensal e anual, de 64,4 dias, em agosto de 2018, e de 64 dias em julho para 63,2 dias em agosto deste ano.

Também foi reduzido o tempo médio de comprometimento com as dívidas, de 7,1 meses em agosto de 2018 e 7 meses em julho deste ano para 6,9 meses em agosto deste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.