Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economia Sem Paletó #11: importação de gasolina bate recorde

Produção brasileira não dá conta de atender o mercado interno

Economia|DO R7

Em 2011, Brasil começou a importar mais gasolina do que importar
Em 2011, Brasil começou a importar mais gasolina do que importar Em 2011, Brasil começou a importar mais gasolina do que importar

O Brasil importou 17,2 milhões de barris de gasolina no primeiro semestre de 2017 e bateu recorde histórico para o período, superando os 15,1 milhões de barris importados nos seis primeiros meses de 2013, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). As importações deste ano já equivalem a quase todo o volume importado no ano passado, quando se comprou 18,4 milhões de barris no mercado externo.

O mercado da gasolina no Brasil foi tema do Economia Sem Paletó desta segunda-feira (7), o live de economia do R7 que é transmitido a cada duas semanas na página do portal no Facebook.

O programa mostrou por que a gasolina é cara no Brasil, ainda que o país seja um dos maiores produtores e refinadores mundiais de petróleo. De acordo com o economista Richard Rytenband, comentarista do Jornal da Record News e do Economia Sem Paletó, existem dois problemas principais: a elevada carga de impostos e a incapacidade do país em atender ao mercado interno, justamente o que vem levando à alta das importações.

Assista ao programa completo:

Publicidade
R7 discute o mercado da gasolina no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas não consegue produzir gasolina a um preço competitivo. Você sabe por quê? Afinal, nosso país é ou não é autossuficiente em petróleo? O "Economia sem Paletó" de hoje vai desvendar o mercado da gasolina no Brasil e mostrar o que os outros países fizeram para ter gasolina barata e sem prejuízo. Mande suas perguntas para o economista Richard Rytenband!

Posted by Portal R7 on Monday, August 7, 2017

O consumo de gasolina dobrou no Brasil entre 2000 e 2016, em razão do incentivo à compra de veículos nas gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, a capacidade do país de produzir o combustível não acompanhou o mercado interno.

— A gente tem um problema de consumo de gasolina no país que é histórico, e de repente você tem um incentivo à demanda, uma explosão da demanda por combustíveis.

Publicidade

O país, contudo, não se preparou para elevar a produção do combustível, que passaria por investimentos em refinarias.

— Cerca de 70% do petróleo brasileiro é do tipo pesado, de difícil refino, então o Brasil tem que comprar petróleo leve para misturar. Mas aí tem um problema histórico, que é o gargalo de refino. A gente ficou décadas sem construir uma refinaria. Que política e estratégia é essa de energia, em que um país tem uma demanda crescente por combustíveis, mas não constrói refinarias, e quando constrói são um grande problema porque são alvos de má-gestão e corrupção?

Publicidade

Apesar disso, o Brasil poderia oferecer um produto a um preço mais competitivo, na avaliação do economista, mas algo “distorce” o preço da gasolina no Brasil: os impostos.

— A tributação no Brasil é um absurdo, ainda mais num produto tão estratégico e que influencia em todos os produtos. Teve agora aumento da gasolina e isso vai causar aumento do preço dos produtos no mercado.

Se o Brasil aplicasse a faixa de tributação que é praticada nos EUA, o preço da gasolina no Brasil poderia cair em mais de um real.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.