Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economistas comentam resultado que deixou o Brasil em recessão

Recessão técnica ocorre quando um País tem dois trimestres seguidos com dados negativos

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Última recessão técnica brasileira aconteceu no 1º trimestre de 2009
Última recessão técnica brasileira aconteceu no 1º trimestre de 2009 Última recessão técnica brasileira aconteceu no 1º trimestre de 2009

A soma de todas as riquezas produzidas no Brasil ao longo dos dois últimos trimestres colocou o País em uma situação chamada de recessão técnica. Os dados apontam que o PIB (Produto Interno Bruto Nacional) apresentou quedas de, respectivamente, -0,2% e -0,6%, na comparação com os períodos anteriores.

Com os resultados negativos, o Brasil enfrenta uma situação que ocorreu pela última vez no primeiro trimestre de 2009, quando o País ainda colhia os reflexos da crise econômica mundial. O R7 consultou economistas para comentar a situação que mostra o baixo desenvolvimento da economia nacional.

De acordo com o professor de economia da FGV (Fundação Getulio Vargas) Samy Dana, os dois resultados negativos seguidos colocam o Brasil em uma situação muito preocupante. “Esse dado é só mais um item que tira a credibilidade do governo, que vem fazendo, até então, um discurso de que a gente mora em um País onde a economia está ótima”, disse.

— Na prática, a gente está em recessão. Ninguém investe, as pessoas inadimplentes e a inflação não é zero. Eu vejo também que as pessoas estão com medo de perder o emprego, o que não acontecia há dois anos.

Publicidade

Saiba como um PIB negativo pode afetar a sua vida

Afinal, foi a Copa que derrubou a economia?

Publicidade

Antônio Correia de Lacerda, professor de economia da PUC, analisa alguns fatores que prejudicaram o desempenho da economia nos dois períodos do ano.

— No primeiro trimestre, uma queda de 0,2% é quase que uma estagnação. Agora, no segundo trimestre, a gente teve um impacto muito grande da diminuição do número de dias úteis trabalhados. Teve o efeito também da crise argentina, que diminuiu a produção de veículos.

Publicidade

Para Lacerda, grande parte do crescimento do consumo dos últimos anos veio em função da grande quantidade de importações, o que prejudicou a produção interna.

Futuro

Segundo Samy, se forem consultados 20 economistas, o que vai mudar é somente o grau de pessimismo de cada um.

— Eu, por exemplo, acho que a gente [Brasil] ainda tem chance de voltar a crescer em 2015. Outros [economistas] vão falar que os quatro próximos anos estão perdidos.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Lacerda, por sua vez, diz que a situação ruim da economia deve persistir no terceiro trimestre, quando o País “não deve ter um desempenho muito espetacular”, mas melhorar com a proximidade do final do ano.

— Uma melhora só ocorrerá no quarto trimestre, o que significa que o nosso PIB este ano deve fechar próximo de zero.

Os economistas também comentaram sobre os desafios econômicos que terá o próximo governo ao assumir o poder em 2015. Entre eles, Antônio Lacerda cita a correção de preços administrados de combustíveis, tarifas urbanas e de energia elétrica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.