Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Emissões de passaporte mais que dobram no Brasil no 1º trimestre

Fim das medidas restritivas e arrefecimento da Covid-19 ajudam a explicar procura maior pelo documento de viagem

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Brasil emitiu mais de 500 mil passaportes no primeiro trimestre de 2022
Brasil emitiu mais de 500 mil passaportes no primeiro trimestre de 2022 Brasil emitiu mais de 500 mil passaportes no primeiro trimestre de 2022

O Brasil emitiu mais de 500 mil passaportes entre os meses de janeiro e março de 2022, de acordo com a PF (Polícia Federal), órgão responsável pela confecção do documento.

O número corresponde a um ritmo de impressão 134,96% maior que o verificado no mesmo período de 2021 (214.581) e mantém a trajetória de alta da emissão iniciada no segundo trimestre do ano passado.

Os dados, obtidos pelo R7 com base na Lei de Acesso à Informação, mostram ainda que 120.538 emissões foram realizadas no mês de abril. Trata-se do maior volume desde janeiro de 2020, quando a pandemia ainda não ocasionava medidas restritivas ao redor do mundo.

Ao longo de todo o ano passado, foi entregue pouco mais de 1,28 milhão de passaportes no Brasil, quantidade 24,2% menor que a verificada em 2020. Na comparação com 2019, quando não havia medidas restritivas e quase 3 milhões de impressões foram feitas, o número de confecções é 57% inferior.

Publicidade

A evolução das emissões é justificada pelo maior entusiasmo dos brasileiros em viajar para o exterior com o arrefecimento da Covid-19. Segundo pesquisa encomendada pela Wise, mais da metade dos viajantes internacionais brasileiros (55%) planeja uma viagem a outro país nos próximos 12 meses. O patamar é 8% maior do que em agosto de 2021.

O levantamento mostra ainda que dois de cada cinco entrevistados (40%) dizem que as variantes da Covid-19 os deixaram um pouco menos confortáveis com as viagens internacionais. A queda da preocupação foi maior entre pais com filhos menores de 18 anos (de 48% para 35%) e entre aqueles com renda de até R$ 4.999 (de 53% para 38%).

Publicidade

Enquanto a apreensão relacionada às variantes da Covid-19 diminui, as limitações nas fronteiras têm dificultado os planos de viagem. Dois terços dos turistas brasileiros (67%) concordam que as novas restrições de entrada e as regras de quarentena fizeram diminuir o interesse em viajar para o exterior.

Ainda assim, nem todos os brasileiros se sentem à vontade para viajar em meio à pandemia. Entre os respondentes que afirmaram não estar planejando uma viagem no próximo ano, os principais motivos são a Covid-19 (58%), a impossibilidade de pagar a viagem que gostariam de fazer (31%) e as taxas de câmbio desfavoráveis (31%).

Publicidade

A busca maior pelo turismo foi confirmada pela edição mais recente da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços). De acordo com o levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as atividades turísticas cresceram 4,5% em março, após recuo acumulado de 0,9% nos dois primeiros meses do ano.

Mesmo com o aumento, o segmento de turismo ainda se encontra 6,5% abaixo do patamar pré-pandemia. “O indicador vai na esteira de serviços prestados às famílias e transportes, crescendo também em março muito influenciado pela alta de transportes aéreos, restaurantes, hotéis e serviços de bufê”, avalia Rodrigo Lobo, gerente responsável pela pesquisa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.