Feirão da Casa Própria começa hoje em São Paulo. Veja dicas para fazer um bom negócio
Interessados em comprar um imóvel encontram mais de 300 mil opções a preços mais baixos
Economia|Do R7*

O Feirão Caixa da Casa Própria deste ano começa nesta sexta-feira (2) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo. Outras 12 cidades também receberão o evento ao longo deste mês.
Ao todo, serão três finais de semana em que os interessados em comprar um imóvel poderão escolher a futura casa entre mais de 300 mil unidades que serão ofertadas.
No ano passado, cerca de 407 mil pessoas passaram pelo feirão e mais de 88.700 contratos foram fechados ou encaminhados com um valor médio em torno de R$ 160 mil.
O banco informa que quem contratar o financiamento imobiliário poderá optar por pagar a primeira parcela somente em janeiro de 2015.
A condição vale para os negócios com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), realizados durante o evento ou nas agências da Caixa.
Mercado imobiliário esfria e abre espaço para pechincha
"Apertamento"? Imóveis de 20 m² a 40 m² viram tendência em São Paulo
Conheça cada canto do apartamento de 23m²
Segundo o banco público, quem estiver procurando a casa própria terá até 35 anos para quitar o financiamento, com taxas de juros a partir de 4,5% ao ano (variando de acordo com a renda do comprador e o valor financiado).
Dicas para um bom negócio
Em São Paulo, serão oferecidos mais de 147 mil imóveis no feirão, distribuídos pela capital, Grande São Paulo e Baixada Santista.
Participarão 83 construtoras, 57 imobiliárias, além de corretores e parceiros institucionais. No ano passado, cerca de 53 mil pessoas visitaram o evento em São Paulo, no qual foram fechados ou encaminhados mais de R$ 3,2 bilhões em negócios, correspondendo a 20.311 contratos.
A Proteste, associação de consumidores, alerta os interessados para que tenham cautela antes de fechar um negócio.
Como a aquisição de um imóvel implica em uma dívida de longo prazo, o aconselhável é comprar o imóvel dentro das necessidades atuais, dando o máximo de entrada possível e financiando, dentro da capacidade de pagamento, pelo menor prazo possível.
Com relação ao comprometimento da renda, é recomendável que todos os gastos mensais não ultrapassem 30% do orçamento familiar. O comprador não deve comprometer mais de 15% da renda com o pagamento da primeira parcela do financiamento.
O Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) elaborou uma cartilha com dicas para quem pretende comprar imóveis em feirões.
A primeira dica é pesquisar o preço. É preciso avaliar outros imóveis à venda no mesmo prédio ou conjunto habitacional para saber o valor de mercado. Também vale pesquisar em imobiliárias e com corretores o preço médio do metro quadrado na região.
Outra orientação é pesquisar juros e fazer simulações em todos os bancos para encontrar a melhor taxa. Para ajudar na pesquisa, a internet é uma grande ferramenta, pois todos os bancos têm simuladores online”, destaca o presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin, no guia com orientações para a compra da casa própria.
Segundo o Ibedec, quanto maior o prazo do contrato de financiamento, maior será o pagamento de juros. Ao financiar um imóvel em 30 anos, serão pagas 4,5 vezes o valor de mercado do imóvel, entre juros, capital e correção monetária. Ao financiar em 20 anos, serão pagas 3,5 vezes o valor de mercado. Por isso, é recomendável financiar pelo menor prazo, de acordo com a capacidade de pagamento.
Outra dica é evitar começar a pagar o financiamento meses depois do fechamento do contrato. Isso porque serão cobrados juros por esse período de carência.
Confira, na arte abaixo, mais algumas dicas para fazer um bom negócio.
*Com informações da Agência Brasil e da Agência Estado
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia














