Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ferramenta desfaz mito e garante que ano não começa depois do Carnaval

Software Runrun.it mostra que funcionários voltam estimulados ao trabalho no início do ano

Economia|Alexandre Garcia, do R7

Software mostra “ressaca de produtividade” na semana do Carnaval
Software mostra “ressaca de produtividade” na semana do Carnaval Software mostra “ressaca de produtividade” na semana do Carnaval

Que atire a primeira pedra o brasileiro que nunca ouviu dizer que o ano só começa depois do Carnaval. Apesar do ditado, uma ferramenta que mede a produtividade dos trabalhadores indica o contrário.

Os dados do software Runrun.it mostram que o início do ano e o período pré-Carnaval resultam em dois picos produtivos. De acordo com o CEO da empresa que oferece a ferramenta, Antônio Carlos Soares, essas variações de desempenho têm motivos específicos.

— Tem um aumento de produtividade muito grande na primeira semana do ano, que é quando as pessoas estão voltando ao trabalho cheias de energia. Na semana imediatamente anterior ao Carnaval, acontece um comportamento menos intenso, mas parecido, com as pessoas tentando entregar mais coisas e correr atrás para poder sair mais cedo, não trabalhar na quarta-feira ou até emendar a semana.

O especialista em produtividade Christian Barbosa analisa que, apesar de uma pausa de mais de quatro dias, o Carnaval não é o pior dos feriados, porque é “usual”.

Publicidade

— Todos os anos as pessoas já sabem que tem Carnaval. Já tem essas emendas. Então, é normal. É um feriado que eu vejo que não afeta tanto o PIB.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Crescimento da economia do Brasil passou de 7,5% para recessão técnica em quatro anos 

Para Soares, a semana do Carnaval é marcada por uma “ressaca de produtividade” como um reflexo consequente do ponto facultativo que rende poucos dias úteis no período. Apesar disso, ele afirma que os trabalhadores voltam da farra a todo vapor.

Publicidade

— É uma semana que é arrastada de verdade, com pouca coisa sendo iniciada e pouca coisa sendo concluída [...]. Na semana seguinte ao Carnaval, você tem um pouco do fenômeno da semana de início do ano, com um repique de produtividade.

Barbosa discorda de Soares e afirma que os picos de produtividade estão atrelados às pausas e os retornos e podem acontecer em qualquer feriado.

— Quando você tem parada de dois ou três dias, como acontece no Carnaval e no Ano-Novo, você sempre vai ter um pico de produtividade. Então, isso não significa que é por causa desses feriados.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.