Governo anuncia projeto para reduzir juros do cartão de crédito
Projeto deve ser apresentado em 10 dias e visa reduzir custo financeiro do crédito
Economia|Do R7

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (15), junto com o pacote de medidas de estímulo à economiabrasileira, um projeto para reduzir as taxas de juros cobradas no cartão de crédito.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou que o projeto deve ser apresentado nos próximos 10 dias e foi desenvolvido em uma parceria entre a Fazenda, o BC (Banco Central) e todos os agentes que operam na cadeia de cartões dentro do mercado.
— Estamos trabalhando nisso para apurar qual será o sistema, provavelmente, com uma redução na taxa de juros cobrada ao consumidor.
Ao se pronunciar antes de Meirelles, Temer disse que as medidas relacionadas aos cartões de crédito terão "grande repercussão popular".
— Um dos tópicos que estão sendo apresentados é permitir diferenciação de preço entre diferentes meios de pagamento, como boleto, crédito e débito, e [trabalhar para uma] redução substanciosa nos juros do cartão de crédito.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
De acordo com Meirelles, a proposta leva em conta a redução do custo financeiro embutido, que muitas vezes é despercebido pelos clientes.
— No momento em que você compra um bem pagando com o cartão de crédito, demanda 30 dias para o lojista receber o valor. Isso gera um custo adicional em que o lojista é cobrado em última análise no preço. Isso vai permitir que esse prazo seja reduzido ou seja baixada a taxa de juros do cartão de crédito.
Também foi anunciado pela equipe econômica o incentivo ao crédito imobiliário e a redução da multa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o empregador foram algumas das medidas anunciadas pelo presidente. Os projetos que visam "ativar a economia", nas palavras de Temer, foram pensados pela equipe econômica do governo, mas algumas ainda estão em fase de conclusão.















