Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo tenta reverter decisão que retirou Brasil de cúpula do clima

Planalto designou interlocutores para fazer "gestões" na tentativa de participar da Cúpula da Ambição Climática neste final de semana

Economia|

Planalto e o Itamaraty ainda acreditam que conseguirão contornar a situação
Planalto e o Itamaraty ainda acreditam que conseguirão contornar a situação Planalto e o Itamaraty ainda acreditam que conseguirão contornar a situação

O Brasil ficou de fora da lista de países que participarão neste final de semana da Cúpula da Ambição Climática 2020, que é preparatória para a próxima COP 26 (Conferência sobre Mudanças Climáticas de 2021), da ONU (Organização das Nações Unidas), que ocorrerá no Reino Unido em 2021. O encontro virtual contará com a presença de cerca de 80 países e a União Europeia.

O governo brasileiro ainda trabalha para reverter a situação a fim de conseguir ter direito a voz no encontro. Para isso, designou vários interlocutores para fazer "gestões" com os promotores do evento e tentar garantir participação na reunião. O Planalto e o Itamaraty ainda acreditam que conseguirão contornar a situação e incluir o Brasil no evento que faz parte dos cinco anos do Acordo de Paris.

Leia mais: Brasil pede dinheiro de países ricos para antecipar meta ambiental

Um interlocutor do governo, que preferiu não se identificar, disse que "o jogo ainda está em andamento" e que é preciso esperar um pouco mais para que a questão seja resolvida. Ele afirmou ainda que esta lista de participantes divulgada hoje é preliminar e pode ser ampliada.

Publicidade

Nas conversas para reverter a decisão, o Brasil vai tentar mostrar ainda as ações que estão sendo desenvolvidas na área ambiental e pleitear seu direito a "assento" nesta reunião. O governo, no entanto, quer evitar entrar em discussões políticas e tenta agir diplomaticamente para incluir o País no encontro.

As informações chegadas ao Brasil são de que o País não foi incluído porque os organizadores do encontro não consideraram suficientes as metas de emissões de gases de efeito estufa divulgadas esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Brasil se comprometeu com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2060, como contribuição do País ao esforço mundial para o combate ao aquecimento global. Com a nova meta, o Brasil vai chegue a 2030 emitindo 400 milhões de toneladas de gases do efeito estufa a mais do que estava previsto anteriormente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.