Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IBGE revisa crescimento do Brasil em 2013 para 2,5%

Alteração ocorreu devido a mudanças nos resultados de todos os trimestres do ano passado

Economia|Do R7

Nova taxa ocorre pela inserção dos dados da nova série da Pesquisa Industrial Mensal
Nova taxa ocorre pela inserção dos dados da nova série da Pesquisa Industrial Mensal Nova taxa ocorre pela inserção dos dados da nova série da Pesquisa Industrial Mensal

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revisou a alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 ante 2012 para 2,5%, ante crescimento de 2,3% na leitura inicial.

A nova taxa decorre da incorporação dos dados da nova série da PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal — Produção Física), que conta com mais produtos e informantes e começou a ser divulgada no início deste mês.

A revisão no PIB do ano de 2013 ocorreu devido a mudanças nos resultados de todos os trimestres do ano passado. Nas taxas com ajuste sazonal (referentes ao trimestre anterior), a alta do quarto trimestre passou para 0,4% (+0,7% na leitura inicial). No terceiro trimestre, a queda foi menos intensa, de -0,3% (ante -0,5% na leitura inicial).

Economia brasileira cresce 0,2% no primeiro trimestre e atinge R$ 1,204 trilhão

Publicidade

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Ainda nos dados com ajuste, a taxa do segundo trimestre foi revista para +1,6% (de +1,8% na leitura inicial), enquanto o resultado do primeiro trimestre de 2013 ante o quarto trimestre de 2012 passou para +0,4% (antes, era apontada em 0,0%).

Publicidade

Sexo e drogas movimentam R$ 37 bilhões no PIB do Reino Unido, revela estudo

Na comparação em relação à igual trimestre do ano anterior, o crescimento da atividade no quarto trimestre de 2013 passou a 2,2%, de 1,9% na leitura inicial. No terceiro trimestre do ano passado ante igual período de 2012, a revisão foi para +2,4%, de +2,2%.

Publicidade

No segundo trimestre de 2013, a alta ficou em +3,5%, de +3,3% ante o segundo trimestre de 2012. No primeiro trimestre do ano passado, a alta passou para 1,9%, antes verificada em +1,8%, na mesma base.

Indústria

O IBGE também revisou o resultado do PIB industrial em 2013. A taxa de crescimento aumentou de 1,3% para 1,7%, com a incorporação dos resultados da nova metodologia da PIM-PF.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.