Logo R7.com
RecordPlus

Ibovespa sobe 0,71% com ações de siderúrgicas e mineradoras

Volume financeiro foi de R$ 24,7 bilhões; Aval do TCU para privatização da Eletrobras também contribuiu para bom resultado

Economia|Do R7

  • Google News
A bolsa de valores de São Paulo, B3, cujo principal índice é o Ibovespa
A bolsa de valores de São Paulo, B3, cujo principal índice é o Ibovespa

O principal índice da bolsa brasileira subiu 0,71%, atingindo 107.005,22 pontos nesta quinta-feira (19), impulsionado por ações de siderúrgicas e mineradoras, como Vale e CSN. O volume financeiro da sessão foi de R$ 24,7 bilhões. Nos Estados Unidos, Wall Street fechou com recuo, após nova sessão volátil.

A Vale, mineradora multinacional, cresceu na esteira dos preços do minério de ferro, e a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina, disparou com o anúncio de recompra de ações.


A Eletrobras também foi destaque positivo da sessão, depois de ter recebido o aval do TCU (Tribunal de Contas da União) para privatização. WEG (especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas) e Hapvida (operadora de planos de saúde do Norte e Nordeste) foram destaques de queda.

"O mercado ficou bem pressionado na véspera e teve um pouco de recuperação em função da alta das commodities", diz Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença. Ele também cita recentes elevações das projeções de crescimento econômico para o Brasil neste ano.


A XP dobrou a estimativa e agora espera expansão de 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2022, embora tenha elevado também a expectativa de inflação para até 2023.

Já o Ministério da Economia manteve sua projeção para o PIB em 1,5%, mas espera uma inflação mais alta.


Nos EUA, os principais índices em Wall Street caíram, porém em menor intensidade do que na véspera, entre 0,3% e 0,8%. A situação macroeconômica continua a pesar, com temores relacionados à alta de preços, desaceleração econômica global e aumento de juros.

Os resultados de varejistas norte-americanas divulgados durante a semana evidenciaram o impacto da elevada inflação no consumo dos EUA e pesaram sobre a confiança do mercado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.