Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Leilão do pré-sal é uma privatização necessária, segundo especialistas

Para ter acesso ao petróleo, Petrobras precisa de investimento de outras empresas

Economia|Joyce Carla, do R7

Governo faz nesta quinta (21) o leilão do pré-sal no Campo de Libra
Governo faz nesta quinta (21) o leilão do pré-sal no Campo de Libra Governo faz nesta quinta (21) o leilão do pré-sal no Campo de Libra

O governo, por meio da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), realiza nesta segunda-feira (21) o primeiro leilão de exploração e produção de petróleo na camada pré-sal, sob o regime de partilha da produção.

O leilão é alvo de críticas e protestos por parte da sociedade alegando que seria uma privatização de um bem do País. No entanto, segundo o economista da FGV (Fundação Getulio Vargas) e pesquisador do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), Fernando de Holanda Barbosa Filho, o petróleo debaixo da terra não é riqueza para ninguém.

— É preciso extrair o pré-sal para ele se tornar um bem. E se a Petrobras não tem condições de explorar sozinha, precisa fazer uma parceria pela concessão ou pela partilha.

Leilão testa novo modelo de exploração do pré-sal

Publicidade

Cinco pontos explicam novo modelo exploratório

O professor de direito do Ibmec Jerson Carneiro afirma que o leilão "fere os interesses nacionais previstos na Constituição de 1988".

Publicidade

— Visto que configura lesão econômica ao patrimônio, violação à moralidade administrativa, além de comprometimento do caráter competitivo da concorrência.

Com ponto de vista diferente, o coordenador do MBA Petróleo e Gás da FIA (Fundação Instituto de Administração), Weber Amaral, não vê esse leilão como privatização, porque mantém o controle da exploração nas mãos da Petrobras.

Publicidade

—O modelo adotado, da partilha, não é tão ruim. Ele desestimula empresas que não querem tanta intervenção estatal, mas resguarda os interesses da Petrobras e do governo.

Ex-diretor da Petrobras aciona Justiça para suspender leilão

Não estamos privatizando petróleo do pré-sal, diz Lobão

Leilão

Os especialistas concordam que deve ser vencedor o consórcio do qual a estatal brasileira faz parte e que as companhias chinesas estão interessadas mais na reserva de petróleo a que terão acesso do que no lucro gerado com a venda de pré-sal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.