Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Levy avalia que economia chegou ao fim do ano passado 'sem impulso'

Levy também destacou a necessidade do ajuste fiscal para a retomada do crescimento

Economia|

PIB de 0,1% não trouxe surpresa para o ministro
PIB de 0,1% não trouxe surpresa para o ministro PIB de 0,1% não trouxe surpresa para o ministro

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta sexta-feira (27) que os dados do PIB (Produto Interno Bruto) de 2014 mostram que a economia chegou ao fim do ano passado "sem impulso". Hoje, mais cedo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que a economia cresceu 0,1% em 2014.

— Num primeiro momento, os números revelam que a gente não chega ao final do ano (de 2014) com impulso para este ano. Então, a economia este ano começa com menos esse impulso, pois 2014 foi de desaceleração.

Levy aproveitou para destacar a necessidade do ajuste fiscal para a retomada do crescimento.

— O nosso desafio é criar as condições para retomar o impulso que foi se enfraquecendo em 2014, apesar do pequeno crescimento trimestral que a gente observou no último trimestre (;..) Temos de tomar as medidas que todo mundo conhece, de ajuste fiscal, para colocar as contas em ordem. Assim, as pessoas podem começar a tomar decisões, aproveitando oportunidades de exportação para a gente retomar o crescimento.

Publicidade

Sobre a mudança metodológica do PIB, Levy afirmou que a atualização é positiva.

— Não tem grandes surpresas no resultado do PIB, mesmo com a nova metodologia. O que foi incorporado é relativamente marginal. É um avanço importante a incorporação de certas atividades de empresas que, no fundo, são investimento.

Publicidade

O ministro afirmou ainda que “do ponto de vista puramente econômico”, o PIB não trouxe surpresas, uma vez que indicou desaceleração.

— Teve uma queda forte que já se conhecia no segundo trimestre, pois durante a Copa muitas empresas pararam, deram férias, e a economia trabalhou a nível mais baixo enquanto tinham os jogos. Isso influenciou o ano inteiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.