Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria dos consumidores vai usar o 13º para pagar dívidas, aponta pesquisa da Fiesp

Para 46% dos trabalhadores, dinheiro será usado para quitar débitos, 18% vão usar em compras

Economia|Juca Guimarães, do R7

Apenas 18% dos trabalhadores vão usar o 13º salário para fazer compras
Apenas 18% dos trabalhadores vão usar o 13º salário para fazer compras Apenas 18% dos trabalhadores vão usar o 13º salário para fazer compras

Neste ano, as compras não serão prioridade para 46% dos trabalhadores que vão receber o 13º. De acordo com a pesquisa divulgada hoje (25) pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o principal destino do abono será o pagamento do dívidas. Outros 18% disseram que pretendem fazer compras de Natal e 14% afirmaram que vão guardar do dinheiro na caderneta de poupança ou em outra aplicação financeira.

O levantamento foi feito em todo País e ouviu 1.200 trabalhadores, entre os dia 15 e 29 do mês passado. Os consumidores também indicaram que estão mais cautelosos, 48% dos entrevistados responderam não haver nenhuma possibilidade de fazer novas dívidas agora. No ano passado, apenas 29% dos trabalhadores estavam convictos que não fariam novas dívidas.

Leia mais notícias de Economia

Sobre o presente de Natal, 23% dos entrevistados pretendem gastar menos do que no ano passado. Em 2014 a mesma resposta foi dada por 11%. Para Guilherme Moreira, diretor de pesquisa da Fiesp, o Natal fraco deste ano terá reflexos na economia. 

— A menor propensão a gastar das famílias afeta a economia como um todo. A indústria acaba recebendo uma menor quantidade de encomendas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.