Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meirelles afirma que reunião aumentou confiança na aprovação da reforma da Previdência

Ministro avalia que mudanças no texto não podem comprometer muito o plano original

Economia|

Meirelles diz esperar que o relatório com a proposta atenda aos requisitos que têm sido colocados
Meirelles diz esperar que o relatório com a proposta atenda aos requisitos que têm sido colocados Meirelles diz esperar que o relatório com a proposta atenda aos requisitos que têm sido colocados

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a afirmar nesta terça-feira (18) que a reunião que teve hoje com cerca de 300 parlamentares em Brasília aumentou a sua confiança em relação à aprovação do projeto de reforma da Previdência.

— Isso é importante porque ela é parte crucial do nosso processo de ajuste fiscal no Brasil.

De acordo com Meirelles, o governo espera que o relatório sobre a reforma previdenciária atenda aos requisitos que têm sido colocados.

— Dissemos que as mudanças não poderiam comprometer uma porcentagem muito grande do plano original. Tem que ser algo que fique abaixo de um decréscimo de 30%. Que seja uma reforma superior a 70% daquela que foi colocada pelo projeto anterior.

Publicidade

Meirelles diz que acúmulo de benefício é questão ainda a ser discutida na reforma da Previdência

Para o ministro, pelas expectativas do governo, o que foi colocado pelo governo deverá ser aprovado. Segundo Meirelles, o efeito mais importante das mudanças que deverão ser feitas no projeto de reforma da Previdência é a alteração da idade mínima de aposentadoria para mulheres de 65 anos para 62 anos. Por outro lado, afirmou ele, é preciso destacar que a transição para as mulheres começa um pouco mais tarde do que o previsto.

Publicidade

— Na proposta original, a transição começava com a idade mínima passando de 50 anos para 65 e agora evolui de 53 anos até 62 anos.

Policiais invadem Congresso Nacional em protesto pela reforma da Previdência

Publicidade

A mudança da idade mínima é um item importante, mas que está nos cálculos. De qualquer forma, vai haver ganho fiscal, de acordo com o ministro.

Meirelles ainda negou que o governo esteja contemplando aumento de impostos no momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.