Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mercado prevê manutenção da taxa de juros em 13,75% ao ano na quarta-feira

Projeções de analistas mostram que a taxa Selic permanecerá no maior patamar desde 2017, mesmo com pressão do governo

Economia|Do R7

Copom
Copom

A taxa básica de juros da economia brasileira deve permanecer no atual patamar de 13,75% ao ano, o maior nível desde 2017, ao menos por mais 45 dias. A taxa é a mesma mantida pelo BC (Banco Central) desde agosto com a intenção de trazer a inflação de volta para o centro da meta.

A projeção para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) a ser encerrada na próxima quarta-feira (22) faz parte das expectativas do mercado financeiro reveladas nesta segunda-feira (20) pelo BC (Banco Central).

Os dados do relatório Focus mantêm ainda, pela quinta semana consecutiva, a previsão de que os juros básicos encerrem o ano em 12,5% ao ano, patamar 1,25 ponto percentual inferior ao atual.

As perspectivas de que o BC vai manter os juros básicos em um nível elevado por mais tempo surgem em linha com as expectativas para a inflação acima do teto da meta. A decisão, no entanto, vai contra as expectativas do governo Lula, que vê o atual patamar da taxa Selic como um entrave para o crescimento econômico.


De acordo com a nova projeção, o IPCA chagará ao fim deste ano na casa dos 6%. Aumentar os juros é um instrumento de política monetária para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

O Boletim Focus mantém também inalteradas as previsões para 2024 e 2025, com a taxa em, respectivamente, 10% e 9% ao ano. Já para 2026, a aposta subiu 0,25 ponto percentual, de 8,75% para 9% ao ano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.