Logo R7.com
RecordPlus

Moradores de favelas no Brasil têm renda anual igual ao consumo de dois países

Das 11,7 milhões de pessoas que moram em comunidades, 6,3 milhões (54%) têm um emprego

Economia|Do R7

  • Google News
A pesquisa foi feita com 2.000 entrevistados em 63 favelas de todas as regiões do País
A pesquisa foi feita com 2.000 entrevistados em 63 favelas de todas as regiões do País Laurence Griffiths/Getty Images

Os moradores de favelas possuem uma renda anual de R$ 63,2 bilhões. O valor chega a ser equivalente à soma do consumo total das famílias do Paraguai e da Bolívia. O dado é de uma pesquisa do Data Favela divulgada nesta quinta-feira (31).

Considerando que existem 11,7 milhões de pessoas nessas comunidades incluindo crianças, a renda de cada uma chegaria uma média de R$ 5.400 por ano.


Outro reflexo de que os ganhos dos moradores das comunidades melhoraram é o fato de que a classe média também cresceu nas favelas brasileiras. Em 2003, apenas 33% faziam parte desta classe social. Dez anos depois, essa porcentagem já chega a 65%.

O que cresceu também foi o percentual dos moradores que ingressaram no mercado de trabalho. Das 11,7 milhões de pessoas que moram em comunidades no Brasil, 6,3 milhões (54%) têm um emprego. Metade deles tem carteira assinada.


Leia mais notícias de Economia

Segundo o presidente do Data Popular, Renato Meireles, os moradores também estão investindo em educação, pois eles perceberam que é por meio da capacitação que podem melhorar de vida e sair da informalidade.


— A educação é a garantia da previdência deles.

A pesquisa foi feita com 2.000 entrevistados em 63 favelas de todas as regiões do País. Os dados são uma pequena amostra da pesquisa realizada pelo Data Favela, um instituto de pesquisa que será lançado no dia 4 de novembro, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.