Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nove em cada 10 brasileiros consumiram menos em 2015

Mesmo assim, consumidores esperam realizar em 2016 os sonhos adiados no ano passado

Economia|Joyce Carla, do R7

Brasileiros vão realizar planos por meio de renda extra, economia em outros gastos ou com financiamento
Brasileiros vão realizar planos por meio de renda extra, economia em outros gastos ou com financiamento Brasileiros vão realizar planos por meio de renda extra, economia em outros gastos ou com financiamento

A situação econômica do País levou 9 em cada 10 brasileiros (91%) a reduzir o consumo no ano passado, em comparação com 2014. A informação é de uma pesquisa inédita realizada pelo instituto de pesquisa Data Popular.

No entanto, o levantamento mostra que boa parte dos brasileiros não quer mais abrir mão dos planos de gastos que precisaram ser adiados no ano passado.

Entre as pessoas que planejaram comprar um imóvel em 2015, 63% não realizaram o que foi projetado. Mesmo assim, 35% desses acreditam que conseguirão alcançar o plano neste ano.

Entre os que planejaram fazer uma viagem para fora do País, 65% não conseguiram ir. Nesse grupo, 42% dos entrevistados acreditam que vão conseguir viajar para o exterior neste ano.

Publicidade

Outro dado é o dos que queriam comprar uma geladeira, um fogão ou uma TV, 54% não conseguiram, mas 69% esperam que neste ano comprem o produto desejado.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Planos

Publicidade

Ao serem questionados como fariam para realizar esses ou outros sonhos, as respostas mais frequentes dos brasileiros foram: por meio de uma renda extra (72%), economizar em outros gastos (62%) e com um financiamento (56%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 12 de janeiro em 153 municípios de todos os Estados brasileiros. Foram entrevistados 3.500 consumidores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 1,66 pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.