Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de franquias brasileiras no exterior deve crescer quase 70% até o fim de 2016

Meta é da Associação Brasileira de Franchising e tem como foco o mercado norte-americano

Economia|Fernando Mellis, do R7, em Comandatuba*

Iniciativa da ABF e da Apex vai inserir mais marcas brasileiras no mercado norte-americano, começando pela cidade de Miami
Iniciativa da ABF e da Apex vai inserir mais marcas brasileiras no mercado norte-americano, começando pela cidade de Miami Iniciativa da ABF e da Apex vai inserir mais marcas brasileiras no mercado norte-americano, começando pela cidade de Miami

Com mais de cem marcas brasileiras presentes no exterior, o setor de franquias tem a meta de aumentar em 69,8% o número de empresas internacionalizadas até o fim de 2016. Para impulsionar isso, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) vai focar no mercado norte-americano. 

A partir do começo do ano que vem, cerca de 15 marcas selecionadas pela associação poderão ocupar uma sala da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em Miami, nos Estados Unidos. O espaço será destinado para que as empresas consolidem planos de negócios naquele país.

Atualmente, as redes de franquias brasileiras estão presentes em 106 países. O diretor internacional da ABF, André Friedheim, diz que o objetivo é ter, até o fim do ano que vem, o total de 180 empresas, pelo menos, atuando também fora do Brasil.

— Em momentos como o que a gente está vivendo hoje [na economia], muitas empresas me perguntam sobre como ir para fora e crescer internacionalmente. Então, a gente está incentivando isso cada vez mais. Hoje, a gente tem histórias de sucesso de empresas brasileiras lá fora que reforçam outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

Publicidade

Segundo a presidente da ABF, Cristina Franco, “as marcas internacionais respeitam o franchising brasileiro”. Com isso, empresários conseguiram abrir unidades em países como Irã, Paquistão e Kuwait.

Faturamento das franquias brasileiras aumenta 8,2% no terceiro trimestre

Publicidade

O setor de franchising nacional tem grande presença no Mercosul, em Portugal e também nos Estados Unidos. O diretor internacional da ABF diz que foram os próprios associados que optaram pelo escritório da Apex em Miami.

— É um mercado importante e todo mundo quer estar lá. O cara que dá certo lá, realmente, cresce muito.

Publicidade

Algumas marcas são exemplos de sucesso no exterior, como é o caso, por exemplo, da Chilli Beans e do Giraffas. Mais recentemente, a Morana Acessórios anunciou estará presente dentro da rede de lojas de departamentos espanhola El Corte Inglés – a maior da Europa.

Em Miami, as empresas terão, além da estrutura física, suporte da ABF. A associação indicará advogados, contadores e consultores para que as marcas deem os primeiros passos na implantação do negócio nos Estados Unidos. 

‘Perspectiva para o Brasil é muito otimista’, diz conselheiro do governo dos EUA no País

* O repórter viajou a convite da Associação Brasileira de Franchising

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.