Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petrobras escolhe quem será o caça-fraude da companhia. Confira

João Adalberto Elek Junior foi eleito diretor de Governança, Risco e Conformidade

Economia|Do R7

A diretoria de Governança foi criada após a Polícia Federal prender ex-diretores da Petrobras e executivos de grandes empreiteiras
A diretoria de Governança foi criada após a Polícia Federal prender ex-diretores da Petrobras e executivos de grandes empreiteiras A diretoria de Governança foi criada após a Polícia Federal prender ex-diretores da Petrobras e executivos de grandes empreiteiras

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (13), que o Conselho de Administração aprovou a indicação de João Adalberto Elek Junior para o cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade. Ele será o caça-fraude da companhia.

Elek Junior tem a missão de assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da Petrobras, dentre eles, os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à empresa.

Ele terá um mandato de três anos, podendo ser renovado, e sua destituição somente poderá ocorrer por deliberação do Conselho de Administração.

A diretoria de Governança foi criada em novembro, após a Polícia Federal prender ex-diretores da Petrobras e executivos de grandes empreiteiras do País, na esteira de uma série de denúncias envolvendo grandes obras da petroleira.

Publicidade

O conselho elegeu o novo diretor com base em lista tríplice de profissionais brasileiros pré-selecionados por meio de processo conduzido pela empresa Korn Ferry, especializada em seleção de executivos.

O executivo

Publicidade

O novo executivo da Petrobras foi diretor-financeiro da Fibria, onde exerceu as funções de relações com investidores, controle e gestão de riscos e finanças. Antes, foi diretor da operadora de telecomunicações Net, tendo atuado também em outros cargos executivos em outras empresas multinacionais, como a AT&T e Citibank.

Elek Junior é graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com MBA em planejamento de marketing pela COPPE-AD/UFRJ e pós-graduado pela Columbia Business School Mergers and Acquisitions.

Publicidade

Ele será um dos integrantes do Comitê Especial que atuará como interlocutor das investigações internas independentes conduzidas pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn & Crutcher.

Os demais integrantes do Comitê Especial são a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie e Andreas Pohlmann, como divulgado em dezembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.