Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PIB foi afetado por menos dias úteis e haverá recuperação no 3º tri, diz Mantega

Ministro da Fazenda voltou a culpar o cenário internacional também pelos resultados

Economia|

Segundo Guido Mantega, a menor quantidade de dias úteis teve impacto negativo no segundo trimestre
Segundo Guido Mantega, a menor quantidade de dias úteis teve impacto negativo no segundo trimestre Segundo Guido Mantega, a menor quantidade de dias úteis teve impacto negativo no segundo trimestre

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (29) que a economia brasileira foi afetada pela menor quantidade de dias úteis na primeira metade do ano e vê recuperação no terceiro trimestre.

— No terceiro trimestre, vamos ter 10% a mais de dias úteis... É como termos 10% a mais de produção e comércio...Vamos ter terceiro trimestre positivo.

Segundo Mantega, a menor quantidade de dias úteis teve impacto negativo de 0,2 a 0,3 ponto percentual no segundo trimestre.

Mantega disse ainda que o resultado do PIB ficou aquém das expectativas do governo, e voltou a culpar o cenário internacional também pelos resultados.

Publicidade

Também pesou na economia do país a política monetária do Banco Central, que elevou a Selic a 11% para tentar segurar a inflação ainda alta, rondando o teto da meta do governo -de 4,5 % pelo IPCA, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Nas contas de Mantega, esse movimento causou restrição de consumo e demanda, com impacto de 0,7 a 1 ponto no PIB anualizado.

— Na minha opinião, não estamos em recessão... É meramente efeito estatístico pelo resultado negativo do segundo trimestre", afirmou ele. "Recessão é quando você tem desemprego aumentando e renda caindo. Aqui temos o contrário.

Publicidade

Mantega disse ainda que o resultado do PIB no segundo trimestre ficou aquém das expectativas do governo, e voltou a culpar o cenário internacional também pelos resultados. Ele acrescentou, por outro lado, que haverá melhora na economia internacional, sobretudo puxada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

Também citou "problemas localizados" no Brasil, como a seca, que acabou aumentando os custos no setor energético, mas esse fator já ficou para trás. Neste contexto, o ministro disse que a inflação no Brasil está "num patamar razoável".

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Saiba como um PIB negativo pode afetar a sua vida 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.