Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial cresce e 11 dos 14 locais analisados em outubro

Estados do Ceará, Pernambuco, Pará e São Paulo foram os principais destaques, segundo IBGE

Economia|Do R7

Onze das 14 regiões pesquisadas tiveram alta na produção industrial
Onze das 14 regiões pesquisadas tiveram alta na produção industrial Onze das 14 regiões pesquisadas tiveram alta na produção industrial (Getty Images/Getty Images)

A produção industrial aumentou em 11 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro na comparação com setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, divulgada nesta terça-feira (10). Os principais destaques foram Ceará, Pernambuco, Pará e São Paulo.

Os outros locais pesquisados que apresentaram resultado positivo na produção industrial foram: Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Santa Catarina e Goiás. Na média nacional, a produção industrial aumentou 0,6% em outubro na comparação com setembro.

Na contramão da maioria dos locais com resultado positivo, tiveram desempenho negativo a Bahia, pressionada pelas perdas verificadas nos setores de produtos químicos e de veículos automotores, Região Nordeste e Rio de Janeiro.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

Na comparação entre outubro de 2013 com o mesmo mês de 2012, sete dos 14 locais estudados pelo IBGE tiveram aumento na produção industrial. Os destaques foram Rio Grande do Sul (14,5%), Paraná (13,0%) e Ceará (11,8%) assinalando taxas positivas de dois dígitos. Outras regiões que registraram alta foram Santa Catarina, Amazonas, São Paulo e Pernambuco.

Por outro lado, quedas na produção foram registraras no Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Região Nordeste, Pará, Goiás e Minas Gerais. Vale citar que outubro de 2013 (23 dias) teve um dia útil a mais que igual mês do ano anterior (22). 

Publicidade

Janeiro a outubro

Entre janeiro e outubro de 2013, o setor industrial nacional mostrou expansão de 1,6%, sendo que dez dos 14 locais pesquisados tiveram crescimento na produção. Tiveram aumentos no ritmo industrial o Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Goiás, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, Região Nordeste e Rio de Janeiro. A comparação é feita com o mesmo período de 2012.

Publicidade

Nesses locais, o maior dinamismo foi particularmente influenciado por fatores relacionados ao aumento na fabricação de bens de capital e de bens de consumo duráveis, além da maior produção vinda dos setores de refino de petróleo e produção de álcool, produtos têxteis, calçados e artigos de couro e alimentos.

Por outro lado, tiveram queda na produção industrial Espírito Santo e Pará, especialmente a menor produção de metalurgia básica, alimentos e indústrias extrativas, no primeiro local, e de metalurgia básica, indústrias extrativas e de celulose, papel e produtos de papel, no segundo. Completam a lista Minas Gerais e Pernambuco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.