Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Profissionais perdem até três dias de trabalho por mês com redes sociais, diz pesquisa

Levantamento acompanhou a rotina de trabalho de 12 usuários de diversas áreas

Economia|Do R7*

Média foi apurada com a análise do tempo gasto desde a interrupção das atividades até a retomada do trabalho
Média foi apurada com a análise do tempo gasto desde a interrupção das atividades até a retomada do trabalho Média foi apurada com a análise do tempo gasto desde a interrupção das atividades até a retomada do trabalho

Com o acesso cada vez mais fácil à internet e o sucesso das redes sociais, as ferramentas online, cada vez mais utilizadas no ambiente profissional, podem passar de aliadas a vilãs.

Uma pesquisa desenvolvida pela Deep (Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes) apontou que os trabalhadores gastam, em média, até 1h16 diariamente com questões que envolvem o acesso às redes sociais.

Quando somado, isso significa que um profissional com carga de trabalho de oito horas diárias gasta três dias ao mês nas redes sociais.

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

De acordo com a especialista em desenvolvimento humano e diretora da Deep, Juliana Dutra, a média foi apurada com a análise do tempo gasto desde o momento em que o profissional interrompe sua atividade para visualizar as redes sociais até a retomada do serviço.

— Muitas pessoas param o tempo todo para atender telefone, olhar mensagens e entrar no facebook (...) Esse tempo [de 1h16 por dia] não é o que elas ficam só digitando, mas o período que elas gastam até se concentrar de novo nas atividades da empresa.

Publicidade

Quando considerado alimentação, transporte, salário base, encargos e benefícios, a perda financeira da empresa com o funcionário será de, em média, R$ 4.523 por ano, avalia a especialista.

Pontos positivos

Publicidade

Segundo Juliana, as ferramentas da internet têm características positivas e negativas, e o que define isso é a forma como elas são utilizadas.

— As redes sociais contribuem com a comunicação, baixa custos e traz mobilidade. Mas, muitas vezes, a má utilização faz com que os aspectos negativos se sobreponham aos positivos.

A pesquisa da Deep chegou ao tempo gasto com redes sociais no ambiente corporativo após acompanhar a rotina de trabalho de 12 profissionais atuantes em escritórios, de diferentes áreas, durante o período de seis meses — todos eram usuários fiéis de redes sociais.

*Colaborou Alexandre Garcia, estagiário do R7

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.