Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reforma atual pode tornar desnecessária outra reforma por décadas, diz Meirelles

Ministro diz que texto atual traz uma proposta gradual de mudança

Economia|

Meirelles afirma que quanto maior é o crescimento, menor o peso da Previdência do orçamento
Meirelles afirma que quanto maior é o crescimento, menor o peso da Previdência do orçamento Meirelles afirma que quanto maior é o crescimento, menor o peso da Previdência do orçamento

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (12), que a reforma da Previdência, se aprovada nos termos atuais, pode tornar desnecessária uma nova reforma por décadas.

— Vai depender da evolução demográfica e do restante da evolução da situação fiscal e do crescimento do Brasil. Quando maior o crescimento, menor o peso da Previdência no orçamento da União.

Segundo o ministro, a reforma como está hoje representa uma economia fiscal de cerca de 75% do previsto no texto original. "O projeto original trazia R$ 800 bilhões em dez anos, esse número ficou um pouco acima de R$ 600 bilhões e está dentro das nossas expectativas", disse em evento no Rio.

— Esperamos que seja votada na Câmara ainda no mês de maio e, em seguida, no Senado. Se for votada em junho ou agosto, do ponto de vista da Previdência, o efeito não é grande porque a reforma é por décadas. Não são alguns meses que vão fazer a diferença.

Publicidade

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Meirelles destacou que a aprovação neste ano é importante para a recuperação do nível de confiança na economia brasileira e recuperação da atividade.

Publicidade

— Quanto mais cedo, melhor.

Em discurso para empresários, o ministro afirmou ainda que a reforma da Previdência é fundamental para que o teto dos gastos seja sustentável. Meirelles defendeu que o texto atual traz uma proposta gradual de mudança.

— É uma transição porque estamos fazendo com tempo suficiente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.