Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ajuda para mães que vão prestar Enem completa um mês com 200 voluntárias

Projeto oferece cuidados aos filhos e atendimento psicológico gratuito a candidatas 

Educação|Giorgia Cavicchioli, do R7

Mães vão poder deixar seus filhos com voluntárias durante prova
Mães vão poder deixar seus filhos com voluntárias durante prova Mães vão poder deixar seus filhos com voluntárias durante prova

A organização da rede colaborativa que vai dar apoio a mães que prestarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) completou um mês nesta segunda-feira (12). Cerca de 200 pessoas, em 19 Estados, se candidataram para participar do projeto, que prevê desde o cuidado dos filhos das candidatas durante o período da prova até ajuda psicológica para o teste.

A ideia veio de uma corrente que estava sendo feita no Facebook. Mulheres estavam se disponibilizando a ajudar as mães que vão fazer o Enem. Então, a jornalista Fernanda Vicente pensou que poderia colaborar ainda mais. Ela criou uma página na rede social chamada "Mães do Enem" e abriu uma lista para organizar todas as mulheres que queriam ajudar.

— Pensei que iria ter umas 30, 40 voluntárias. Mas, a cada minuto, chegavam mais e mais mulheres nos comentários e no meu inbox querendo ajudar.

Com apoio da advogada Ana Bavon, o projeto conta com uma assistência jurídica necessária para colocar a ideia em prática. Ela criou fichas de cadastro de interesse que são enviadas para as mães. Além disso, também foi feito um termo de responsabilidade que é assinada pelas duas partes. Assim, é fechada a parceria entre elas.

Publicidade

Segundo Fernanda, esse tipo de ajuda é importante porque “nem sempre as mulheres contam com o apoio do pai da criança ou ajuda de algum parente”. O processo é simples: a mãe que precisar de uma voluntária para ajudar envia um e-mail para o projeto. Depois, ela recebe uma ficha de interesse de uma voluntária. Quando elas fecham a parceria, é enviado um termo de responsabilidade para que ambas assinem.

Na Baixada Santista, por exemplo, já está sendo organizada uma creche para as crianças. O local chama Espaço Partejar, que disponibilizou o local para os dias da prova. Já estão sendo planejadas diversas atividades para as crianças enquanto as mães estão fazendo a prova.

A mãe que precisar de ajuda psicológica pode mandar um e-mail para maesnoenemajuda@gmail.com. Já as mulheres que quiserem ser voluntárias ou quiserem ajuda no dia da prova podem mandar um e-mail para maesnoenem@gmail.com.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.