Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alunos da rede estadual podem fazer recuperação neste mês

Estudantes têm mais uma oportunidade para avançar para a próxima série; aulas começam nesta terça-feira (4)

Educação|Do R7

Estudantes da rede estadual de São Paulo podem fazer recuperação em janeiro
Estudantes da rede estadual de São Paulo podem fazer recuperação em janeiro Estudantes da rede estadual de São Paulo podem fazer recuperação em janeiro

Estudantes da rede estadual de São Paulo poderão participar do Projeto de Recuperação Intensiva. A iniciativa é focada nos alunos que tiveram frequência inferior a 75% do total de horas letivas e dá mais uma chance para passar para a série seguinte. A recuperação começa nesta terça-feira (4) e vai até o dia 21 de janeiro.

A recuperação é voltada para os estudantes tanto do ensino fundamental como do ensino médio, inclusive para aqueles matriculados no período noturno. No entanto, a prioridade é para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Serão 25 aulas semanais, com foco nos objetos de conhecimento e habilidades ainda não desenvolvidas pelo estudante, que poderão ser realizados em três turnos (diurno, vespertino e noturno), distribuídas em 5 aulas diárias, com duração de 45 minutos cada. Matemática e Ciências da Natureza, Linguagens (Língua Portuguesa, Arte e Inglês), Ciências Humanas e Projeto de Vida para anos finais do ensino fundamental e ensino médio, e Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza para Anos Iniciais do ensino fundamental.

No encerramento da recuperação, caberá ao Conselho de Classe a ser realizado em janeiro de 2022, diante da frequência dos estudantes, decidir se o estudante poderá prosseguir para o ano/série seguinte. Além disso, o Conselho deverá analisar o desempenho global do estudante, visando assegurar não só a continuidade de estudos, mas também o encaminhamento para recuperação contínua ao longo do ano letivo.

As escolas estaduais terão flexibilidade para organizar grupos de estudantes de diferentes anos/séries, formando agrupamentos com estudantes da mesma etapa de ensino que apresentem necessidades de aprendizagem semelhantes, considerando habilidades e faixa etária. Estudantes com deficiência múltipla, intelectual, visual, física, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação poderão contar com professor da Educação Especial, que ficará responsável pelo apoio ao professor regente, por meio do ensino colaborativo. Os estudantes com deficiência auditiva/surdez também poderão contar com apoio do intérprete de libras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.