Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Análise: prova da Fuvest manteve tradição e apresentou questões bem elaboradas

Confira os destaques do exame segundo os professores do Sistema COC de Ensino 

Educação|Do R7

As questões de química, foram, em sua maioria, de grau de dificuldade médio
As questões de química, foram, em sua maioria, de grau de dificuldade médio

A prova da primeira fase da Fuvest, aplicada no último domingo (30), manteve sua característica, abordando o conteúdo programático do núcleo comum do ensino médio e questões bem elaboradas, segundo análise dos professores do Sistema COC de Ensino que fizeram a correção comentada do exame em parceria com o R7. Confira abaixo uma breve avaliação por disciplina.

Fuvest divulga provas e gabarito oficial do vestibular 2015. Confira!

O professor Thiago Satzinger aponta que, em inglês, as perguntas exigiram interpretação de textos sem cobrar profundo domínio de conteúdo.

Já as questões de química foram, em sua maioria, de grau de dificuldade médio. Aquelas mais exigentes exploraram a leitura e a interpretação de textos e tabelas e abordaram todas as áreas da química.


Na prova de geografia, os destaques foram os assuntos atuais (crise hídrica na Serra da Cantareira, migrações internacionais, sequestro do grupo Boko Haram na Nigéria, bem como conteúdos clássicos Dorsal Atlântica, efeito estufa, a questão do lixo, paisagens naturais e humanizadas etc).

— Bem utilizados, gráficos, charges, mapas e fotografias auxiliaram o entendimento e a resolução das questões, destaca o docente Adi Melhin.


Biologia apresentou algumas questões bem elaboradas. Fernando Roma classificou os exercícios cobrados como “tradicionais, com pouca contextualização, cobrou conhecimentos básicos, tais como cladograma na zoologia, conjuntos na botânica e circulação na fisiologia humana.”

Leia mais notícias de Educação no R7 


A prova de história exigiu conteúdos tradicionais. Com a interpretação dos textos, imagens e charges, aproximando-se do modelo Enem (Exame Nacional do ensino Médio), segundo análise de Alexandre Faraone.

A contextualização associada a uma obra literária, neste ano Memórias de um Sargento de Milícias, manteve a característica da prova.

— Vale ressaltar a questão de Idade Média explorando um texto do historiador Jacques Le Goff, que faleceu recentemente, em abril de 2014.

Os livros solicitados pela Fuvest foram a base das questões de Português. Seus textos serviram também na formulação de questões de gramática e compreensão de textos.

Na prova de física, abordou-se dinâmica, eletrodinâmica, eletrostática, gravitação, termodinâmica e óptica. Para o professor da disciplina Tiago Leme:

— O nível da prova foi superior em comparação ao do ano passado, principalmente pela quantidade de questões com cálculo.

Luiz Fernando Duarte, que dá aula de matemática, finaliza explicando que a prova foi bem elaborada, abrangente, porém, alguns textos foram muito exigentes em sua interpretação. Algumas questões cobraram resolução longa e cálculos de maior complexidade. 

O R7 e o Sistema COC de Ensino farão, em parceria, a correção da segunda fase da Fuvest 2015.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.