Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após fim da greve, professores de São Paulo voltam a dar aula na segunda-feira

Sindicato afirmou que o movimento perdeu força com o corte do pagamento de dias parados

Educação|Do R7*

Professores decretam fim da greve que durou 92 dias
Professores decretam fim da greve que durou 92 dias Professores decretam fim da greve que durou 92 dias

Após o fim da greve de professores mais longa da históriade São Paulo, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) afirmou que os professores voltam a dar aula na próxima segunda-feira (15) em todo o Estado.

Cerca de 8.000 pessoas participaram da assembleia realizada nesta sexta-feira (12), no vão livre do MASP (Museu de Artes de São Paulo), para decidir os rumos da greve, que já durava 92 dias. Os docentes haviam conseguido uma liminar que obrigava o governo a pagá-los pelos dias parados, mas ela foi derrubada pelo Superior Tribunal de Justiça. 

O sindicato disse que é favorável à reposição das aulas perdidas para que os alunos possam recuperar o conteúdo atrasado. Porém, a Secretaria de Educação afirmou, em nota, que perante "eventual necessidade, o conteúdo será reposto alinhado ao compromisso prioritário com o direito incontestável que os estudantes têm de aprender".

Ainda de acordo com a secretaria, a paralisação, que começou no dia 13 de março, teve baixa de adesão e, nesta semana, o índice oficial de comparecimento superou 98%.

Publicidade

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, disse que os professores suspenderam a greve após o movimento perder força com o corte do pagamento de dias parados. Ela garantiu, no entanto, que a luta por reajuste salarial continuará com protestos. De acordo com a presidente, o governo estadual sai perdendo, mesmo com o fim da greve, porque os professores voltam desmotivados para a sala de aula.

Segundo a organização, a negociação salarial com o governo do Estado continua. Os docentes reivindicam 75,33% de aumento salarial para a equiparação salarial com os profissionais de ensino superior completo. Além disso, os professores exigem a plena aplicação da jornada do piso, a reabertura de classes fechadas, o imediato desmembramento das salas superlotadas, uma nova forma de contratação de professores temporários, aumento do vale-transporte e refeição, transformação do bônus em reajuste salarial e água em todas as escolas para todos.

Publicidade

O governo prometeu aos professores encaminhar à Assembleia Legislativa um PL (Projeto de Lei) que aumenta o contrato dos professores temporários de 300 dias para três anos. Outro PL é para garantir o direito dos professores de utilizarem assistência médica do servidor público.

Leia mais notícias sobre Educação

Publicidade

Inteligentes e gatões: veja 15 professores que arrancam suspiros nas salas de aula

*Colaborou Plínio Aguiar, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.