Brasil ou Colômbia: saiba quem ganharia a disputa no mundial da educação
Na Copa da Educação, País teria sido desclassificado quando enfrentou o Chile
Educação|Do R7
Se a educação definisse o vencedor do próximo confronto da seleção brasileira na Copa do Mundo, a Colômbia estaria atrás da seleção canarinha em todos os itens avaliados em uma análise realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Leia outras notícias sobre Educação no R7
O parecer do órgão, que leva em conta o resultado da última avaliação do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Aluno), não é totalmente favorável ao Brasil ao apontar que na “Copa da Educação”, o País teria sido desclassificado uma rodada antes, quando enfrentou o Chile.
No Pisa — que é uma avaliação que mede o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico) —, o Brasil ficou na 59ª posição em ciências, 58ª em matemática e 55ª em leitura no ranking com dados de 65 países.
Comparando esses resultados com os do Chile, que em ciências teve melhor pontuação entre os países da América Latina, ocupando a 46ª colocação, a derrota também seria consolidada com o desempenho dos alunos chilenos em matemática 51ª e leitura 47ª.
O BID também destaca que no que diz respeito à educação, os vencedores da Copa seriam a Coreia do Sul e o Japão. Veja abaixo infográfico com o resultado dos países no estudo.