Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Candidatos voltam a tirar fotos das provas no segundo dia do Enem 

As imagens foram divulgadas em redes sociais e podem levar à eliminação dos candidatos

Educação|Do R7

  • Google News
Após o início do exame, as fotos foram divulgadas em redes como o Instagram; as ações subvertem determinação do MEC (Ministério da Educação) quanto à proibição do registro de imagens da prova
Após o início do exame, as fotos foram divulgadas em redes como o Instagram; as ações subvertem determinação do MEC (Ministério da Educação) quanto à proibição do registro de imagens da prova

No segundo dia de provas do Enem (Exame Naciona do Ensino Mpedio) neste domingo (9), candidatos repetiram a prática de tirar fotos dos cartões de resposta. Após o início do exame, depois do fechamento dos portões às 13h, as imagens foram divulgadas em redes sociais como o Instagram. Ontem (8), no primeiro dia de prova, estudantem também publicaram fotos do exame. Ao longo do sábado, foram eliminados 65 inscritos por uso indevido de telefones celulares. 

As ações subvertem determinação do MEC (Ministério da Educação) quanto à proibição do registro de imagens da prova. Candidatos que desrespeitarem a determinação serão eliminados. Ontem (8) e hoje (9), o MEC faz supervisão nas redes sociais para identificar ações irregulares de candidatos.


Inep divulga tema oficial da redação do Enem 2014 e lamenta boatos sobre vazamento 

A regra está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.


Sem celular

Em coletiva de imprensa sobre o Enem realizada na última sexta-feira (7), o ministro da Educação, Henrique Paim, lembrou que nenhum candidato pode usar telefone celular dentro da sala de prova.


De acordo com Paim, no ano passado, 47 pessoas foram excluídas do exame depois de serem flagradas com aparelho celular. O ministro alerta que, neste ano, a segurança está ainda mais atenta.

— Dentro da sala, o candidato não pode usar o celular. O processo este ano será feito com maior rigor ainda. Qualquer perturbação, mesmo que não seja tentativa de fraude, será coibida.


A orientação é que o candidato guarde todos os aparelhos eletrônicos, inclusive o celular, dentro de um saco plástico que será entregue para cada um dos particioantes da prova na porta das salas. Este saco deve ser lacrado e guardado debaixo das cadeiras.​

R7 e o Sistema COC de Ensino farão, em parceria, a correção das provas de hoje a partir das 19h

Candidatos falam sobre suas expectativas para o segundo dia do Enem:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.