Conheça a origem do Dia do Professor no Brasil
Data remete a D. Pedro I, que, em 1827, baixou decreto criando o ensino elementar
Educação|Do R7
Dia 15 de outubro é a data escolhida para homenagear os professores do Brasil. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a origem da data remete a D. Pedro I, que baixou decreto imperial, em 1827, criando o ensino elementar no Brasil. O documento determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
O texto regulamentava ainda a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados.
Homenagem: professores falam sobre os desafios da profissão
Após 120 anos desse decreto imperial (1947), ocorreu a primeira comemoração dedicada ao professor.
A ideia de fazer do dia um feriado escolar surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker. À época, ele propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas e trocas de experiências. Segundo o discurso de Becker, “professor é profissão; educador é missão”.
A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Três em cada quatro professores do Brasil têm curso superior
Cinco estados pagam menos de três salários mínimos para professor
Atos obscenos, socos e voadoras: professores relatam experiências de violência na escola