Deputados discutem criação de programa de assistência psicopedagógica na rede pública de ensino
Os objetivos estão diagnosticar e prevenir problemas de aprendizado e combater a violência
Educação|Da Agência Câmara
Uma proposta em análise na Câmara cria um programa de assistência psicopedagógica em todas as escolas da rede pública. Segundo o autor, deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), entre os objetivos estão diagnosticar e prevenir problemas de aprendizado, combater a violência nas escolas e incentivar o exercício da cidadania nessas instituições.
Leia mais notícias de Educação no R7
A medida estabelece que a assistência deverá ser prestada nas dependências escolas por psicopedagogos da rede pública, durante o período escolar, com atendimento em grupos de até quatro alunos.
O autor explica que uma das grandes preocupações no dia a dia das escolas da rede pública são a aprendizagem e o fracasso escolar. Para Lima, embora questões como metodologia, currículo, qualificação profissional ou a própria questão social sejam apontados como possíveis causas para o problema, a culpa ainda é atribuída os alunos.
— O papel do psicopedagogo é atuar com aluno de forma a sensibilizá-lo para a construção do conhecimento, respeitando seus desejos e necessidades, com o acompanhamento do professor.
Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.