Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Dilma parabeniza brasileiro ganhador de prêmio equivalente ao Nobel da matemática 

Presidente da França e diretor geral do Impa também comentaram a premiação 

Educação|Do R7, com Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou o matemático brasileiro Artur Avila pelo recebimento da Medalha Fields na última terça-feira (12), durante a abertura do 27º ICM (Congresso Internacional de Matemáticos, sigla em inglês) na Coréia do Sul. A saudação foi feita por meio da conta da presidente no Twitter na noite de ontem.

Dilma enalteceu o sentimento de orgulho da nação e do setor pela conquista: “O reconhecimento mundial do trabalho de Ávila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil”, enfatizou.

Brasileiro ganha prêmio internacional equivalente ao "Nobel" da matemática 

Prêmio a 'prodígio brasileiro' da matemática é destaque no mundo


A agência de notícias AFP divulgou que o presidente da França François Hollande também parabenizou Avila. O pesquisador possui dupla cidadania — brasileira e francesa — e atua como diretor de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris.

— Felicito a Artur Avila, que acaba de receber a Medalha Fields, a maior recompensa no domínio das matemáticas. Seus trabalhos se centram na teoria dos sistemas dinâmicos, disse Hollande em um comunicado.


César Camacho, diretor geral do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), órgão junto ao qual o ganhador da medalha Fields atua, também comentou a vitória do brasileiro.

— A conquista do Artur é um fato exemplar, que certamente estimulará ainda mais o estudo da matemática no Brasil, especialmente entre nossos jovens, diz Camacho em nota divulgada pelo Impa.


— Esse prêmio chega em um momento muito oportuno, quando novos programas de busca de talentos para a Matemática e ciências afins estão sendo implementados com bastante sucesso no país. Sem dúvida, isso trará benefícios para toda a ciência brasileira, completa.

Estudos e carreira

A carreira de Avila começou cedo. Segundo informações do portal da Academia Brasileira de Ciências, ele ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá, aos 16 anos, vencendo 411 oponentes de 72 países.

Leia mais notícias de Educação no R7

Desde então, ainda cursando o ensino básico, o carioca passou a frequentar as disciplinas da pós-graduação do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), onde concluiu seu mestrado junto com o ensino médio. Assim, Avila não cursou graduação e foi direto para o doutorado no Impa, sob a orientação do acadêmico Welington de Melo.

Com 19 anos, Avila trabalhava em sua tese de doutorado na teoria de sistemas dinâmicos, concluída em 2001, quando partiu para um pós-doutorado na França. De 2003 a 2008, teve uma posição permanente no Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris, e em 2008, tornou-se o mais jovem matemático promovido a diretor de pesquisa daquela instituição. Ele ocupa a posição até hoje, dividindo o ano entre a instituição em Paris e o Impa, no Rio de Janeiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.