Enem deve ser aplicado para mais de 8 milhões de pessoas, prevê MEC
Número é 13% maior que no ano passado, provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro
Educação|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (8) previsão de inscrições para a edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). São esperados oito milhões de candidatos, número 13,8% maior do que no ano passado.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro
As inscrições começam na próxima segunda-feira, 12 de maio, e vão até o dia 23 de maio. A taxa é R$ 35 e pode ser paga até o dia 28. O edital com todas as informações será publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (9).
Com correção mais rígida, redações “nota 10” triplicam no Enem
,O Ministro da Educação, Henrique Paim justificou o aumento da previsão em quase dois milhões de candidatos de 2013 para 2014.
— O Enem abre um conjunto de oportunidades para o brasileiro, é um processo que exige planejamento. Com a utilização do exame cada vez maior, é obvio que teremos um grande número de candidatos.
O ministro ressaltou, ainda, que os sistemas de segurança têm sido aperfeiçoados.
— O processo de aplicação do Enem ganhou muita confiança, que gera cada vez mais instituições que querem participar. Temos um sistema de segurança que tem funcionado muito bem todos os anos.
Segurança
A partir deste ano, detectores de metais serão utilizados nos locais de prova para impedir a entrada de candidatos com aparelhos eletrônicos. O candidato será submetido à revista eletrônica a qualquer momento que o fiscal de prova julgar necessário.
O detector é portátil e, segundo o Ministério da Educação, não haverá custo adicional, já que os aplicadores de provas têm o material.
Inclusão
O MEC vai oferecer tradução do edital do Enem 2014 para candidatos deficientes auditivos e visuais. O documento, que vai ser publicado nesta sexta-feira (9), estará disponível também no site em formato de leitura compatível com o Dosvox, um sistema criado para deficientes visuais utilizarem o computador e em vídeo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.
Abstenção
As pessoas que já faltaram a outras edições serão alertadas no momento em que fizerem nova inscrição para a edição 2014. Segundo o MEC, os candidatos serão avisados de que a inscrição delas gera custos.
De acordo com o Ministério, os candidatos que mais faltam às provas são treineiros e pessoas que terminaram o ensino médio há mais tempo e têm gratuidade.