Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Enem registra 8,7 milhões de inscritos, segundo balanço final do MEC 

Número mostra aumento de 21,7% na quantidade de candidatos em relação ao ano anterior 

Educação|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

Número divulgado pelo MEC é 21,7% maior que o registrado em 2013
Número divulgado pelo MEC é 21,7% maior que o registrado em 2013

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (16) o número final de estudantes que vão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014. Os candidatos poderão usar a nota do exame para ingressar em faculdades públicas e escolas de formação técnica.

Segundo balanço final — depois da consolidação dos números e verificação dos pagamentos — o número de inscritos ficou em 8,7 milhões, o número inicial mostrava 9 milhões de inscritos. Ainda assim, o número é 21,7% maior que o registrado no ano passado, quando 7,2 milhões de pessoas se inscreveram para prestar o exame.

Prepare-se para o Enem: veja erros e acertos de outros candidatos

Enem vai ser nos dias 6 e 7 de novembro


De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, o número foi bem além do esperado e o ministério trabalha com a hipótese de aumentar o número de locais de provas.

— Tínhamos uma expectativa de 8 milhões, esse crescimento demonstra que há um despertar da sociedade em torno da formação escolar. [...] Tivemos reuniões neste sábado [14] e estudamos aumentar o número de municípios, locais de prova, aplicadores.


Destaca-se nesta edição o aumento do número de inscritos no Rio de Janeiro: são cerca de 580 mil estudantes, 18% a mais do que no ano passado. Já em São Paulo, o crescimento foi de 16% a mais do que em 2013.

Perfil dos inscritos


As mulheres somam a maioria dos inscritos: 58%, os homens são 41,88% do total. Entre os inscritos pagantes e isentos, aproximadamente 75% dos candidatos não precisaram pagar a taxa de R$ 35 por carência comprovada ou por serem estudantes de escolas públicas.

Estude pelo R7 Concursos preparatório para o Enem

Negros também são maioria, com quase 58% das inscrições. Segundo ministro da Educação, Henrique Paim, as políticas públicas têm incentivado a adesão dos jovens negros.

— Lei de cotas despertou nesses estudantes a vontade de ingressar no ensino superior.

O maior número de inscritos está na faixa dos 21 a 30 anos, com 2,5 milhões de candidatos. ​

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.