Entenda a importância da participação dos pais na vida escolar das crianças
Mesmo trabalhando fora, mães assumem o acompanhamento das atividades acadêmicas
Educação|Do R7*

A escola é um dos primeiros ambientes em que as crianças encontram desafios e estabelecem relações sociais e, por isso, a participação dos pais é fundamental nesse momento. Acontece, porém, que as mães acabam assumindo mais esse papel e os homens deixam de perceber a importância de estar próximo das atividades acadêmicas dos filhos.
O coordenador pedagógico do ensino fundamental 1 do Colégio Ítaca, Flávio Cidade, conta que muitas mães, ainda que trabalhem fora de casa, são as responsáveis pelo acompanhamento escolar das crianças.
— Acho que a cultura é tão impregnada que o pai ausente é visto como algo normal.
A psicóloga especializada em educação infantil Beatriz Lomonaco concorda com a observação de Cidade, mas pondera que o cenário brasileiro está em constante mudança e os pais começam a se engajar nas atividades dos filhos.
Para ela, muitas mães chegam mais tarde em casa do que os pais e, por isso, a tarefa deve ser compartilhada.
— O desempenho do filho muda com certeza. É mais uma razão que ele tem de fazer o que ele faz: alguém está cuidando dele.
Pensando nisso, o site 4Daddy criou a campanha “S.O.S volta às aulas”, com o objetivo de ajudar os pais a incentivarem o desenvolvimento acadêmico dos filhos. Voltado para homens, o espaço publica textos para que os pais consigam participar da vida escolar dos filhos da melhor maneira possível.
Segundo o coordenador, a participação dos pais é indispensável em todas as faixas etárias.
— Se não tiver participação dos pais, o processo não é completo. O que é diferente é a forma como cada um deles participa.
Beatriz Lomonaco reafirma a posição de Cidade. Para ela, estar a par da vida na escola tem um peso maior do que entender se o aluno está indo bem ou não.
— Se importar é dar sentido todos os dias para o significado da escola. A escola vale a pena, porque ela faz sentido no dia a dia.
Como participar
A psicóloga complementa que alguns pais não sabem como auxiliar os filhos. Para ela, tentar ensinar nem sempre é a melhor opção, porque pode confundir mais o aluno. O importante é mostrar interesse pelo dia a dia do filho.
— Mais vale saber se tem lição ou não, o que ela fez aquele dia, como são os amigos, o que eles fazem antes da aula.
Cidade também reforça que, independentemente de qual membro familiar se dedica mais aos estudos dos filhos, é importante aprender a valorizar o universo dos filhos na escola.
— Quanto mais os pais persistirem em achar que a escola é só conteúdo e lição, mais distantes vão estar do universo da criança e mais difícil vai ser do aluno pedir ajuda quando precisar.
* Colaborou Giuliana Saringer, estagiária do R7.















