Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes brasileiros disputam Olimpíada Latino-Americana de Astronomia

Evento realizado no Uruguai teve início no último fim de semana e termina no próximo dia 17 

Educação|Da Agência Brasil

Os estudantes também participarão de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais
Os estudantes também participarão de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais Os estudantes também participarão de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais

Cinco estudantes brasileiros estão no Uruguai para representar o País na Olaa (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica), que termina no dia 17 de outubro. A Olaa acontece desde 2009, em Montevidéu, e nesses cinco anos de competição, o Brasil já conquistou 13 medalhas de ouro, dez de prata e duas de bronze.

A equipe brasileira foi selecionada graças à pontuação que obteve na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáuticade) 2013. Os alunos Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES); Lucas Hagemaister, de Porto Alegre (RS); Rafael Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP); Romero Moreira Silva, de Itabira (MG); e Wagner Fonseca Rodrigues, de Belo Horizonte (MG), serão liderados pelos astrônomos João Canalle, coordenador da OBA, e Júlio Klafke.

Brasileiros ganham 4 medalhas em torneio de matemática

A preparação dos alunos aconteceu em Passa Quatro (MG). Eles tiveram uma programação intensiva, com grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com e sem instrumentos, resolução de exercícios e realização de provas simuladas, e aprenderam a montar e a manusear dois tipos de telescópios.

Publicidade

As provas da olimpíada serão divididas em três partes: teórica, prática e de reconhecimento do céu, com etapas individuais e em grupo. Os estudantes também participarão de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.