Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes da Unifesp aprovam greve por volta de transporte gratuito 

Cerca de 600 estudantes participaram da assembleia que votou a paralisação ontem (25) à noite 

Educação|Do R7

Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo
Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo

Alunos do campus Guarulhos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aprovaram greve na noite desta quarta-feira (25). Cerca de 600 estudantes participaram da assembleia que votou a paralisação.

A decisão foi tomada devido à suspensão do convênio de universidade com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Segundo os estudantes, o fim da parceria suspendeu o transporte gratuito de alunos entre a estação Carrão e o campus.O trajeto era feito por meio de micro ônibus chamado “Ponte Orca”.

As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo ontem.

Em nota, a Unifesp afirma que “O convênio da Ponte Orca era temporário (de 06/09/2012 a 05/09/2014)”.

Publicidade

“Portanto, não houve interrupção do convênio, simplesmente porque o mesmo terminou. A EMTU só aceitou renovar, nos mesmos termos e valores, por mais 4 meses (de 06/09/2014 a 06/01/2015). Antes disso, a empresa já havia comunicado proposta comercial com reajuste de quase 15%”, diz outro trecho da nota.

A reitoria afirma ainda que o custo do transporte gratuito por passageiro era alto e que “com a política que concede o novo passe estudantil estadual, tornou-se ainda mais difícil justificar a manutenção de um transporte exclusivo e paralelo ao sistema de transporte público”.

Publicidade

Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, os alunos dizem que 30% dos estudantes da Unifesp não conseguiram passe livre estudantil, devido a questões de renda.

Já a universidade diz que “mesmo considerando o critério socioeconômico, a grande maioria dos estudantes do campus Guarulhos terá direito à gratuidade no transporte, segundo o levantamento socioeconômico realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis”.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.