Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes encaram segunda fase do vestibular da Unicamp

Neste domingo (11) e na segunda-feira (12), os participantes deverão responder a questões dissertativas e produzir uma redação

Educação|Karla Dunder, do R7

Provas da segunda fase terão cores diferentes neste ano
Provas da segunda fase terão cores diferentes neste ano Provas da segunda fase terão cores diferentes neste ano

A segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será aplicada neste domingo (11) e na segunda-feira (12). Em cada dia, os candidatos terão cinco horas para concluir as provas.

Os candidatos devem chegar ao meio-dia ao local do exame (horário de Brasília), os portões fecham às 13h e os participantes têm até às 18h para fazer as provas. A Unicamp orienta que os estudantes usem máscara e cheguem com antecedência para evitar aglomerações.

Leia também

Foram aprovados para a segunda fase 12.708 candidatos. No ingresso pelo vestibular, são oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

O que levar para as provas

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. Também é permitido levar água, sucos, alimentos leves, uso de bermudas e vestimentas leves.

Publicidade

A Unicamp recomenda o uso de máscara, mas não é obrigatório.

Está proibido o uso de aparelhos celulares ou equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch e relógios analógicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. Haverá relógio de parede nas salas e/ou avisos sobre o horário.

Publicidade

Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura e identificação facial.

Provas da Segunda fase

A segunda fase é composta por provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte que exige conhecimentos específicos de acordo com curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).

Publicidade

Nesse ano, a prova da segunda fase será impressa em cores, contribuindo para uma leitura mais detalhada dos diferentes tipos de imagens usadas nos enunciados das questões (gráficos, tabelas, fotos etc.). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos

- Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);

- Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;

- Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos

- Prova de Matemática, com seis questões;

- Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas;

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso

- Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;

- Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;

- Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Calendário

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, somente em Campinas.

A primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro, e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2023, disponível no site da Comissão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.