Fundação Bill & Melinda Gates investe R$ 14 mi contra malária
Serão contempladas propostas de pesquisadores brasileiros que possam contribuir para o desenvolvimento de programas de prevenção da doença
Educação|Da Agência Fapesp
O Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates lançaram mais uma chamada do Grand Challenges Brazil para apoiar pesquisadores no país. O tema da atual edição é “Prevenção, Detecção e Combate à Malária no Brasil”.
A chamada investirá cerca de R$ 14 milhões em propostas inovadoras que possam contribuir para a avaliação e desenvolvimento de programas de prevenção, vigilância, controle e eliminação da malária. Pesquisadores têm até 14 de outubro de 2019 para enviar suas propostas.
Espera-se que os cientistas financiados possam contribuir para a criação e o aprimoramento de políticas públicas, além do desenvolvimento de intervenções inovadoras que possam ser aplicadas nas áreas e populações mais atingidas pela doença, a fim de avançar nas estratégias de eliminação da malária.
Para enviar propostas é necessário ter título de doutor ou livre-docência. Os projetos devem estar relacionados a temas como: adesão ao tratamento de malária no Brasil; desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e estudos em epidemiologia; pesquisas em biologia e controle de vetores; e avaliação de impacto econômico de tecnologias sociais para controle de malária.
As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Formulário de Propostas on-line disponível Plataforma Carlos Chagas.
Mais informações pelo site do CNPq.