Gestão Alckmin mantém reorganização e quer desocupação de escolas para ouvir propostas
Governo permanece irredutível; movimentos afirmam que só desocuparão com o fim do projeto
Educação|Caroline Apple, do R7

A Secretaria da Educação do Estado enviou um comunicado à imprensa reafirmando o compromisso com a reorganização das escolas. A pasta afirma que está disposta a explicar todo o processo de reorganização e a ouvir propostas da população, contanto que as unidades educacionais sejam desocupadas.
A nota afirma que, após 48h das desocupações, será enviada a finalização do estudo de cada unidade em particular para a Diretoria de Ensino específica, que irá redistribuir o material às escolas e à população.
Após cinco dias, o governo quer realizar debates com a comunidade escolar dentro das unidades. Representantes serão indicados para consolidar as propostas discutidas e ficarão responsáveis por encaminhá-las às Diretorias de Ensino, que por sua vez tratarão das propostas juntamente com representantes indicados pela comunidade escolar. Essas reuniões deverão acontecer em até dez dias após os debates.
Apesar da proposta, os movimentos seguem irredutíveis e afirmam que só desocuparão as unidades quando o projeto for totalmente cancelado.
As colocações e exigências da secretaria foram propostas após uma audiência entre manifestantes e o secretário de educação, Herman Voorwald, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (19).
A audiência de conciliação foi agendada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para discutir a questão das ocupações das escolas. Participam da reunião o desembargador Coimbra Schmidt, do TJ-SP, representantes dos estudantes, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Apeoesp, do Conselho Tutelar das regiões com escolas ocupadas, da OAB (Ordem dos Advogados) e da Procuradoria Geral do Estado, que é responsável pelos pedidos de reintegração de posse.










