Jogo online e gratuito diverte e ensina música para crianças
Também usado como ferramenta em sala de aula, o game oferece desafios rítmicos e apresenta compositores clássicos e atuais
Educação|Do R7
Está disponível um jogo online que oferece aula de música para crianças de maneira divertida. O GDG (Game do Guri) pode ser baixado gratuitamente em lojas de aplicativo nos sistemas operacionais Android (Play Store) e iOS (App Store).
O game foi desenvolvido para crianças de 6 a 11 anos, mas segundo Narayani Sri Hamsa, coordenadora pedagógica do Guri da capital e grande São Paulo, qualquer pessoa pode jogar. "Consultamos as crianças que participam do programa para saber se o encaminhamento do jogo era interessante, se estava claro e eles opinavam durante todo o processo e fomos ajustando."
Leia também
"A proposta é divulgar o conteúdo musical para um público mais amplo, as crianças têm a oportunidade de aprender diferentes timbres ou conhecer as notas musicais brincando", explica Narayani.
Cada jogador deve convencer 10 compositoras e compositores que estão em São Paulo a assistir a sua apresentação e os jogadores têm de solucionar 10 desafios relacionados à teoria musical e rítmicos. Nesse processo, são apresentados teatros e museus de São Paulo. A cada compositor convencido a estar em sua apresentação, novas áreas da cidade são liberadas com novos desafios para resolver.
"Apresentamos compositores de referência como Mozart e Beethoven e outros mais atuais como Chiquinha Gonzagae Adoniran Barbosa", observa. O jogo também pode ser usado nas escolas como ferramenta para auxiliar os professores em sala de aula.
O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros.
Guri
O Guri é um programa desenvolvido há 26 anos pelo governo de São Paulo para o ensino musical e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Desde 2008 está sob gestão da Santa Marcelina Cultura, OS (Organização Social) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.