Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MEC suspende vestibular de 27 cursos de graduação

Medida ocorre porque esses cursos tiveram resultados insatisfatórios

Educação|

Ministro da Educação explicou o resultado nesta sexta-feira (19)
Ministro da Educação explicou o resultado nesta sexta-feira (19) Ministro da Educação explicou o resultado nesta sexta-feira (19)

O MEC (Ministério da Educação) suspendeu o vestibular de 27 cursos de graduação do País. Estão incluídos na lista graduações de seis instituições federais de ensino superior. A medida ocorre porque esses cursos tiveram resultados insatisfatórios no CPC (Conceito Preliminar de Curso) de 2010 e 2013.

18% das faculdades têm nota insuficiente em avaliação do MEC

Outros 123 cursos tiveram como punição a autonomia suspensa pelo MEC. Eles não podem criar cursos, ampliar vagas, abrir câmpus ou polos de educação a distância por terem ficado com o CPC 2, considerado insatisfatório - a escala vai de 1 a 5. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (19). O MEC deve apresentar hoje mais detalhes, com o número de vagas cortadas. Na quinta, 18, o MEC havia publicado os resultados da avaliação de 2013.

Aumenta número de cursos de medicina com avaliação insuficiente

Publicidade

Os cursos punidos são de instituições de 14 Estados. Em São Paulo, estão dois: Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de Tecnologia, de São Bernardo, e o mesmo curso da Faculdade de Paulínia.

O CPC é calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de cada área, além de avaliações de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos, entre outros pontos. A cada ano, o MEC avalia um conjunto de cursos, analisando as mesmas graduações a cada três anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.