Mesmo em crise, USP fica em primeiro lugar em ranking universitário nacional
O RUF avaliou o desempenho de 192 universidades brasileiras públicas e privadas
Educação|Do R7
Mesmo mergulhada em uma crise financeira, a USP (Universidade de São Paulo) ficou em primeiro lugar no RUF (Ranking Universitário Folha), seguida da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A classificação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pelo jornal Folha de S. Paulo, idealizador do ranking publicado desde 2012.
Para a elaboração do RUF, são atribuídos pesos aos indicadores ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Universidades com melhores indicadores podem chegar a uma nota máxima equivalente a 100 pontos.
Ponderações
Apesar de ter ficado em primeiro lugar na classificação geral, com nota 97, a USP ficou na sétima colocação com relação ao índice ensino. Nesse quesito, lideram os três primeiros lugares do ranking UFMG, UFRJ e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
A USP mantém a liderança nos quesitos pesquisa, inovação e mercado. Este último tem como segundo colocado a UFMG e, como terceiro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
USP cai, mas é a única brasileira em ranking das melhores universidades do mundo
Leia mai notícias de Educação no R7
A Uniarp (Universidade Alto do Vale do Rio Peixe), em Santa Catarina, ficou em último lugar na classificação geral.
Neste ano, o RUF avaliou o desempenho de 192 universidades brasileiras públicas e privadas, e 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como medicina, administração e direito. Cada um desses cursos oferecidos em diferentes universidades foi classificado dentro de um ranking próprio.
As informações utilizadas para a elaboração do ranking são coletadas por uma equipe do jornal Folha de S. Paulo e levam em conta respostas de pesquisas nacionais de opinião realizadas pelo Datafolha, dados de patentes brasileiras, dados do MEC (Ministério da Educação) e publicações científicas.
Vale destacar que o RUF faz considerações diferentes do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
A partir do chamado conceito Enade, as universidades têm os seus cursos ranqueados conforme os resultados de seus alunos no exame. O indicador de qualidade dos cursos tem por base uma escala de 1 a 5, em que 1 e 2 são insatisfatórios, 3 é satisfatório, 4 é bom e 5, ótimo.